27/09/2011

Bancários iniciam greve nacional hoje

 

Bancários aprovaram início de greve em assembleias realizadas ontem  / Tiago Queiroz/ AE
                                      Bancários aprovaram início de greve em assembleias 

Os bancários estarão em greve a partir desta terça-feira. As agências de todo o país deverão amanhecer fechadas por conta da paralisação nacional, que ocorre por tempo indeterminado.

A categoria aprovou a paralisação na noite de ontem, em assembleias espalhadas pelos sindicatos de vários Estados. A categoria recusou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de 8% de reajuste, feita durante a quinta rodada de negociações, realizada no último dia 23, em São Paulo.

"Isso significa apenas 0,56% de aumento real, continuando distante da reivindicação de 12,8% de reajuste, sendo 5% de ganho real mais a inflação do período", afirma o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro.

O sindicalista acrescenta que a proposta dos bancos não contempla valorização do piso salarial, participação nos lucros e avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho. Os bancários reivindicam fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras itens.

"Esperamos que a força da greve faça com que os bancos apresentem uma proposta que garanta emprego decente aos bancários. Com lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre deste ano, os bancos possuem todas as condições de atender as reivindicações", completa Cordeiro.


por G1

0 comentários: