25/09/2011

TRANSNORDESTINA :MORADORES DE CUSTÓDIA PROTESTAM CONTRA DERRUBADA DE CAPELA

 

Em um povoado, na Zona Rural de Custódia, no Sertão, a construção da ferrovia transnordestina tem deixado os moradores apreensivos. No caminho da estrada de ferro, que futuramente vai passar pela região, está a capela da comunidade. Há mais de um ano é registrado o drama dos moradores. A capela é uma das principais relíquias dessas pessoas. Ela foi construída há três séculos.

O local chama-se sítio Carvalho. Dona Maria das Dores, descendente de quilombolas, de 92 anos, é devota de São Luiz Gonzaga. Enquanto pôde, frequentou muito a capelinha da comunidade.

Segundo historiadores, os moradores do local são descendentes de escravos e portugueses. As terras onde fica a capela pertenceram ao desbravador português Pantaleão Siqueira. Foi ele quem doou o terreno pra que os negros construíssem o templo, que tem cerca de três séculos. Para continuar com as obras da transnordestina, inicialmente, a ideia foi demolir a capela. Mas, os moradores se mobilizaram e denunciaram a situação ao Ministério Público Federal.
Após a denúncia, as obras estão paradas no local. O MPF fez uma recomendação a empresa responsável pelo trecho da transnordestina. A recomendação é para que o projeto sofra alterações e a capela continue de pé.
 

0 comentários: