04/05/2012

Em PE, curso gratuito de preparação para concursos abre inscrições

O Tribunal Solidário, ONG formada por servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) abriu as inscrições para o projeto Concurso Solidário, um programa educativo que oferece cursos preparatórios gratuitos para alunos e ex-alunos de escolhas municipais e estaduais que quiserem prestar concursos públicos. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (11), através do site da instituição.

O Tribunal Solidário oferece 280 vagas, distribuídas em quatro turmas, que terão aulas de disciplinas como direito constitucional, direito administrativo, português, matemática e raciocínio lógico, informática e administração pública, entre outras. Os alunos que forem aprovados no exame realizado no dia 3 de junho terão direito também a um material gratuito, além de ajuda de custo para o pagamento das inscrições nos concursos públicos, desde que o aluno mantenha frequência igual ou superior a 85% das aulas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3181-7570 / 3181-7571.

Do G1 PE

EDMUNDO DESISTE DE CANDIDATURA E BLOCO DE OPOSIÇÃO VOLTA À ESTACA ZERO EM TABIRA

Justificando que seu nome não conseguiu o objetivo de unir as oposições de Tabira, o vereador Edmundo Barros do PMDB desistiu ontem de disputar a prefeitura do município, informou hoje o radialista Anchieta Santos no Programa Rádio Vivo (Rádio Pajeú).

O lançamento oficial da candidatura de Edmundo já estava até marcado para domingo, dia 07, com presenças de nomes de peso de partidos como o PMDB. Assim, o grupo de oposição, com exceção de PDT que já confirmou Marcilio Pires e o PPS que tem a pré-candidatura de Vidalzinho, voltou à estaca zero.

Importante integrante das oposições, que pediu pra não ser identificado, afirmou à produção do programa Rádio Vivo que ouviu de tudo depois do anuncio do nome de Edmundo como pré-candidato.

“Tinha liderança querendo saber quanto iria ganhar prá apoiar. Outro querendo negociar a vaga de vice”. Coisas que teriam chateado Edmundo e levaram o vereador a anunciar sua candidatura a reeleição para vereador. Edmundo vai oficializar sua desistência em entrevista às 10h de hoje no Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM.

Por Nill Júnior

SECA: ARMANDO MONTEIRO PARTICIPA DA REUNIÃO COM PREFEITOS SERTANEJOS

O senador Armando Monteiro participa neste sábado (5), em Afogados da Ingazeira, de reunião dos prefeitos do Sertão do Pajeú com o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, coordenador do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, para discutir medidas que minimizem os efeitos da seca na região.
A reunião acontece às 9h, no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e será coordenada pelo Consórcio dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). Participam do encontro também os secretários municipais de Agricultura e os representantes dos sindicatos rurais da região.
Por Nill Júnior

SECRETARIA DE SAÚDE DE TABIRA CONVOCA PARA A VACINA CONTRA GRIPE H1N1

A Secretaria de Saúde de Tabira comandada por Maria de Lourdes, Mariquinha, convoca as pessoas com mais de 60 anos, as gestantes, os funcionários da área da saúde e as crianças de até 1 ano, 11 meses e 29 dias para tomarem a vacina contra a gripe h1n1, neste sábado, dia 05 de maio de 2012, no Hospital de Tabira ou em qualquer Posto de Saúde do município. PARTICIPEM! NO NOVO TEMPO “SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA.

fonte:assessoria de imprensa

COMEÇOU NESTA SEXTA DIA 04 DE MAIO OS JOGOS ESCOLARES 2012 FASE MUNICIPAL

Começou nesta sexta  04 de maio  e vai ate o dia 07 os jogos escolares 2012 , na '' Quadra de Esportes e no Estádio o Cordeirão '',envolvendo as escolas: Municipais, Particulares e Estaduais.
Durante todos os dias jogos na Quadra de Esportes e no Estádio o Cordeirão.
Realização: Diretoria de Esportes e Sec. Educação.

 


03/05/2012

Morre aos 97 anos Josefa Lima Barros

Josefa Barros, com 97 anos, foi internada na Clínica Samed em Tabira , na sexta feira do dia 27/04/,e faleceu hoje dia 03/05 por volta das 16:h na referida clínica, ela era avó, do Secretario de Educação, Gustavo Barros, da Cidade de Tabira.

Meus sentimentos aos familiares de Josefa Barros, Que Deus o tenha em um bom lugar.
blog: Tabira de Todos

Marcílio Pires se precipitou ao rejeitar pesquisa, diz Arimatéia

Depois que deixou o PRB por discordar da intervenção da Direção Estadual que sinalizava uma coligação com o PSB do Prefeito Dinca Brandino, o empresário José de Arimateia recebeu a solidariedade e o convite de três partidos para se filiar: PV, PMDB e PT. Falando ao radialista Anchieta Santos no Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM de Tabira ontem, Arimateia agradeceu o convite dos partidos mais disse que somente pensará no assunto depois das eleições.

Ao mesmo tempo, Téa como é chamado pelos tabirenses disse que Marcilio Pires, pré-candidato do PDT se precipitou e fez uma grande besteira ao se afastar do processo da oposição e anunciar a candidatura isolada. Ao mesmo tempo confirmou que registrou a ultima pesquisa que encomendou para prefeito em Tabira e que será anunciada nos próximos dias. Uma coisa Arimateia deixou claro: pelo grupo ajudará a candidatura de Edmundo Barros mais por discordar dos métodos da escolha ficará ausente do processo.

por Flávio Marques

Prefeito e vice de Tabira vão participar de encontro em Afogados

O prefeito de Tabira José Edison (Dinca Brandino) o Vice-prefeito Joel Mariano e o secretário de Agricultura José Alfredo Júnior irão participar da primeira reunião itinerante do Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido que será realizada às 9h, do próximo sábado (05), no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Afogados da Ingazeira. A coordenação do Comitê é do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que vai tratar com as 17 prefeituras que integram o Consórcio dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) sobre a operacionalização das ações anunciadas pelos Governos Federal e Estadual para enfrentar os efeitos da estiagem. Estarão presentes os secretários executivos de Agricultura Familiar, Aldo Santos, e de Programa Especiais, José Patriota.


O comitê estadual terá a responsabilidade de coordenar e monitorar as ações emergenciais e estruturadoras de enfrentamento da estiagem, a exemplo da operação carro-pipa, a renegociação das dívidas dos produtores inadimplentes, orientações sobre as novas linhas de crédito emergenciais, além da concessão da Bolsa-Estiagem no valor de R$ 400 para os agricultores que não fizeram a adesão ao Programa Garantia-Safra. “Vamos envolver todos os segmentos interessados em colaborar para que os efeitos da estiagem sejam minimizados para a população afetada”, falou o secretário Ranilson Ramos.

fonte:Assessoria de imprensa

últimas notícias sobre a explosão dos caixas em Itapetim

O gerente do Banco do Brasil de Itapetim, Demilton Duarte, falou com a equipe do JP sobre o ataque que a agência sofreu na manhã desta quarta-feira (2). Ele destacou o sentimento de insegurança que o fato causou. Mencionou alguns pontos que resultaram no insucesso da ação criminosa e informou como a agência procederá no atendimento aos clientes, nos próximos dias.

Para Demilton, a ousadia dos criminosos gerou muita insegurança à equipe do banco e também à população do município. Segundo ele, o BB continuará investindo na segurança da agência para dificultar ações como esta. Duarte atribuiu o insucesso da ação às novas tecnologias implantadas no banco, após o primeiro ataque, ocorrido no dia 3 de dezembro de 2010.

Dessa vez os estragos foram menores e os cofres das máquinas não foram destruídos, ainda assim, o autoatendimento não funcionará nos próximos dias. “Uma máquina foi totalmente destruída, outras duas passarão por consertos. Diante do que foi danificado, só será possível realizar o atendimento interno. Acreditamos que tudo será normalizado em até 30 dias”, disse o gerente.

A fuga desta segunda ação teve o mesmo rumo da evasão ocorrida há alguns meses. Os homens seguiram com destino à Paraíba. “A fronteira entre os estados de Pernambuco e da Paraíba é um atrativo para os bandidos, pois facilita a escapada”, salientou o administrador. Há quem acredite que se trata da mesma quadrilha que, em 2010, conseguiu levar cerca de R$ 20 mil do banco.

fonte: .portalitapetim.com

Campanha de Febre Aftosa é adiada em seis estados

Segundo informações passadas pelo coordenador da Adragro, Dr João Afonso, a primeira etapa da campanha contra a Febre Aftosa que estava prevista para acontecer ainda esse mês foi adiada para o mês de Junho, no período compreendido de 1 até o dia 30.
De acordo com o Memorando n°60 do Ministério da Agricultura, o adiamento ocorreu em seis estados da federação: Pernambuco, Alagoas, Piaui, Maranhão, Ceará e área II e III do Pará, e os motivos que levaram ao adiamento da Campanha fora em decorrência do inquérito soroepidemiológico que será realizado nesses estados.

Por Rafaella Gomes

Caminhão causa acidente na PE320 e foge sem prestar socorro.

Foto: Marcelo Carvalho.

O Policiamento foi informado que na zona rural de São José do Egito, havia ocorrido uma colisão frontal entre dois veículos. Ao chegar no local do acidente constatou-se o fato, onde segundo testemunha e vítimas o condutor de um caminhão Baú, cor azul, que seguia sentido Riacho do Meio/ São José do Egito, ao tentar ultrapassar o veículo VW/ Golf, cor vermelha, ano 1999, placa KLQ – 6385, percebeu que não haveria tempo, pois logo em sentido contrário vinha Paulo Campos de 51 anos, conduzindo um Chevrolet/ Classic LS, cor cinza, ano 2010/2011, placa PFQ-3967, e para não chocar frontalmente, o caminhão, retornou para sua via de origem, batendo lateralmente no Golf, e devido o choque lateral, José Brito de 43 anos, morador de Riacho do Meio, perdeu o controle e colidiu frontalmente com o veículo Classic, vindo o Golf a cair em um barranco ao lado da pista, causando assim diversas avarias em ambos os veículos. O condutor do caminhão baú não parou para prestar socorro, porém, devido ao choque inicial com o Golf, a placa do veículo ficou no local do acidente ( CKL – 9947/ CE-Fortaleza). E atraves de pesquisa verificou-se que era um caminhão /modelo-M. Benzil 1218, ano 1997, de propriedade de Francisca Lúcia de Araújo Costa, rua Professor Edgar Arruda, 510, não informado na consulta a cidade de origem da proprietária do caminhão. A ocorrência foi passada a disposição da DP local, juntamente com a placa do veículo localizada no local, para serem tomadas as devidas providências.

Postado por Italo Renan

02/05/2012

Encerramento do Curso Cuidador de Idoso - SENAC




A Prefeitura de Tabira por intermédio da Secretaria de Administração e o Controle Interno, buscaram junto ao SENAC vários cursos para o Município e primeiramente foi contemplado com o Curso de Cuidador de Idoso, que aconteceu no Polo de Educação à Distância com início em fevereiro e término em abril de 2012 e teve o encerramento nesta quarta dia 02 de maio na Câmara de Vereadores, com várias participações, palestras, poesia, entrega de certificados e jalecos como brindes para incentivar e também como uma forma de agradecer a todos os alunos que foram as peças principais.

Palestra com Gustavo Gomes do espaço Vida Saudável

Alunos que concluiram o Curso
Participação do Poeta Dedé Monteiro da APPTA

Iêda Melo do Lar do Idoso

Alunos e participantes

Entrega de Certificados e Jalecos
A Oficineira e Enfermera Gabriela juntamente com a aluno Paulo Marcelo e a
Sec. de Administração Roberta Costa

Um lanche para encerrar


Entre muitas poesias que o Poeta Dedé Monteiro disse, essa foi uma das mais que marcou aquele momento:

Quem se dedica ao idoso
Com amor e com carinho,
Vai se encontrar com Jesus
No final do seu caminho
E Ele lhe dirá:"Querido,
Valeu! Eu estava escondido
Em cada idoso sofrido
Que não deixaste sozinho."

01/05/2012

EXCLUSIVO: SUPLENTE DE VEREADOR É ASSASSINADO EM IBITIRANGA DE CARNAIBA

Foi assinado no inicio da noite desta terça feira 01, o suplente de vereador conhecido por Veinho de Ibitiranga (PSB). Segundo informações de populares, o suplente de vereador que era um dos moradores das casas populares de Ibiritanga se encontrava de portas abertas assistindo Tv quando chegou um invidou encapuzado à pé e efetuou seis tiros na cabeça do suplente. Veinho foi candidato a Vereador na eleição de 2008 e era o primeiro suplente da coligação. A policia esta fazendo diligências no local. Em breve mais informações.
Postado por CAUÊ RODRIGUES

Por que 1º de maio virou o Dia do Trabalho?

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos. É que, três anos antes, os americanos organizaram uma gigantesca campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1 500 greves em todo o país. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia. Chicago se tornou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia. "A polícia reprimiu um movimento de forma violenta, ocasionando a morte de quatro operários.

Esses fatos ocorreram no dia 1º de maio de 1886, passando essa data a simbolizar a luta dos trabalhadores", afirma o juiz Pedro Paulo Teixeira Manus, professor de Direito do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Após a Segunda Guerra, na União Soviética, as passeatas comemorativas e os desfiles realizados no dia 1º de maio tornaram-se importantes eventos políticos. Mas a data nunca foi reconhecida em países como Estados Unidos e Canadá, por causa de sua associação aos movimentos de esquerda.

VICE-PREFEITO DE TABIRA PROFERE PALESTRA SOBRE CULTURA NA ESCOLA DE RIACHO DO MEIO.

O Vice-Prefeito de Tabira Joel Mariano acompanhado do Professor Dedé Rodrigues e a convite da equipe gestora da escola Máxima Vieira de Melo de São José do Egito, por intermédio da Professora Rosa Maria, proferiu uma palestra sobre cultura para alunos e professores da referida escola. Joel deu uma aula show abordando a origem do povo brasileiro que tem como raiz o branco, o negro e o índio com as suas respectivas culturas. O Professor Dedé Rodrigues, além de rever muitos ex-alunos e ex-colegas, na sua fala destacou o avanço da Ciência e da Genética que provam na atualidade a inexistência de raças. “Pertencemos todos à raça humana”, destaca o Professor. Estiveram presentes, além da equipe gestora com Dona Mariquinha a frente, a Secretária de Educação de São José do Egito e o Engenheiro do Estado de Pernambuco Lucildo Cordeiro esposo da Professora Rosa Maria.

fonte:Tabira em Tempo

Edmundo Barros será o pré-candidato da oposção à Prefeitura de Tabira

O líder da oposição na Câmara, vereador Edmundo Barros, do PMDB, é o pré-candidato da oposição à Prefeitura de Tabira nas eleições deste ano. Edmundo recebeu o apoio do ex-prefeito Rosalvo Sampaio (Mano), do ex-vice-prefeito Joselito Rodrigues e do empresário Elias Manú que retiraram seus nomes para apoiar o vereador.

Hoje, o peemedebista soma em torno do seu nome um conjunto de oito partidos, são eles: PMDB, PTB, PSDB, DEM, PSC, PSL, PSD, PRTB, mas a previsão é de que esse número possa aumentar para treze siglas.

A estratégia do PMDB é dar início à composição de alianças já nesta semana. Nesse aspecto, Edmundo pretende, primeiro, consolidar a aliança com os parceiros como o PDT, o PRB, o PT, o PTN e o PPS para, depois, iniciar o processo de discussão do vice. “Definido do nome de Edmundo, a direção do partido inicia hoje os contatos para começar a organizar as alianças com os partidos”, disse Flávio Marques, presidente do PMDB.

 por José Ivan Dias

30/04/2012

A cultura nossa de cada dia

 JADÍLSON MARTINS além de Poeta, também é artista plástico, e agora nos brinda com essas poesias materializadas em belíssimas telas,
“Saudações internautas hoje trago para vocês cultura pura em forma de artes plásticas. Todas as telas foram pitadas por mim, Jadilson Martins. São obras pintadas em acrílico que retratam o abstratismo contemporâneo em suas cores e formas.”


               

Fonte:Informativoterezinhense

Zecarlos do Pajeú e Severino Feitosa: Abrilhantaram á 24ª edição do Belas Tardes de Viola

                                                          Severino Feitosa e Zecarlos do Pajeú
Aconteceu neste domingo (29) á 24ª edição do Projeto Belas Tardes de Viola em Tabira. O evento teve início ás 11h00min, a abertura foi feita pelo o Comunicador Vagner Leandro, a convite do organizador do evento Zecarlos do Pajeú, Vagner, convidou á dupla do mês Zecarlos e Severino que foi aplaudida por todo público presente. E também teve o declamador do mês que foi Lucas Correiada cidade de Água Branca/PB Lucas, animou a plateia com suas Belíssimas poesias do seu novo livro “Folha Seca” de sua autoria.
                                                        Poeta declamador: Lucas Correia
Os amantes da poesia foram assistir cantoria debaixo de uma sombra riquíssima que é o umbuzeiro do Bar do Arroz. Estiveram prestigiando este evento os poetas da APPTA, AJUPTA e poetas da região, inclusive, o poeta piauiense Zé Viola, que estava indo para uma cantoria na cidade de Desterro/PB e deu uma passada em Tabira para ver os fãs e assistir um pouco da cantoria do Belas Tardes de viola.
 por Tabira Notícias

29/04/2012

Os estudantes da Escola Pedro Pires Ferreira, da turma da Prof.ª Mirelly foram ao Sitio Bom Sucesso no Município de Tuparetama-PE.

Domingo 29/04, a turma da Prof.ª mirelly, conheceram uma propriedade altamente se sustentável, mais o que chamou atenção dos estudantes foi o Biodigestor, utilizado para produzir o gás de cozinha, das fezes de animais(gado).



  
 
A propriedade é de José Monteiro Lopes e Margarida Galdino Lopes, mais quem cuida das plantas, são seus filhos, José Ivam Monteiro Lopes e Paulo Galdino Lopes.

O José Ivam, nos falou que esta muito feliz, com o reconhecimento que seu sitio está tendo, com seu trabalho, vem estudantes de outros país, como Londres e Nova Iorque.



Um paraíso na caatinga, tem uma diversidade de plantas frutifica, mais de 20 tipos de espécies, e quem acompanhou os alunos foi o Engenheiro agrônomo Enildo Cardoso e o Técnico Em Agropecuária Danyllo Cordeiro e José Ivam.






Depois deste belo passeio almoçamos no Restaurante Casa de Taipa em São José do Egito