18/08/2012

Juventude 40 graus realiza mais um evento pro Dinca/Joel

A juventude 40 liderada pela Bacharela em Direito Elis Cordeiro realizou na tarde deste sábado (18) em frente ao Posto Bezerra de um evento em prol das candidaturas DINCA/JOEL. Esteve presente ao evento o vice-presidente do PV Sandro Ferreira e outras lideranças dos verdes tabirenses.



 por Tabira Notícias

CONSELHO GESTOR DO AÇUDE DE BROTAS O CONSUL

Aconteceu nesta quinta feira dia 16 de agosto de 2012, na secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira a plenária de eleição da Coordenação do Conselho Gestor do açude de Brotas o CONSUL / BROTAS. O conselho é um órgão consultivo visando a melhor distribuição de águas é formado pelo do poder público, entidades e Usuários. A eleição aconteceu em consenso com todos presente ficando composta da seguinte forma: Coordenador Padre Luizinho da Pastoral social de Afogados da Ingazeira, Coordenador Adjunto Hélio de souza Pedroza júnior responsável pela Secretaria de recursos hídricos de PE e Secretaria Socorro Leandro da AMURT - Tabira. Estavam presente a plenária: Moacir do IPA, Wellington Eliazar da agencia CONDEPE / FIDEM, José Severino Matias do CONDRU, Davi augusto Almeida COOPAGEL, Nilson Silva APAC (Agencia Pernambucana de àguas e Climas, Dora Sindicato Rural de Afogados, Associação de Moradores do Bairro São Braz Cícera Medeiros. De Tabira estavam presentes Sione Santos representanto o sindicato dos Trabalhadores Rurais, Socorro Veras Presidente da ECOSOL Pajeú, Junior Alfredo Secretario de Agricultura e Tadeu Sampaio Camara de Vereadores.


Fonte:sione santos

FESTA DA PADROEIRA DE SANTA ROSA

A Festa da Padroeira de Santa Rosa teve início nesta sexta-feira dia 17 de agosto com uma abertura especial com a "3ª Cantilena da Ingazeira", com a participação do Padre Luizinho, dos Poetas de Tabira da APPTA, PAVAN e AJUPTA (Eniel Alves, Paulo Monteiro, Aldo do Gás e George Alves), o Aboiador Cícero, Banda de Pífanos, Repentistas e Cancioneiros (Adelmo Aguiar e Arnaldo Pessoa), o Declamador Mirim Samuel Gomes de Tuparetama e os Poetas  Zé Adalberto de Itapetim e Lima Júnior de Tuparetama., e Lindomar Souza de Afogados finalizou a noite com um grande show de forró.









17/08/2012

TABIRA: GINCANA DA ESCOLA PEDRO PIRES FERREIRA 2012


Aconteceu nesta quinta feira 16/08, a gincana da Escola Pedro Pires Ferreira, e mais uma vez os alunos do 3º ano, da Prof.ª Maria Dulcineide, foram vencedores, vencendo as equipes do 4º ano da Prof.ª Poliana, e 5ª ano da prof.ª Iolanda


Fotos de Joyce e duci

DEFINIDA ORDEM DE DEBATES COM CANDIDATOS DE TABIRA NA RÁDIO PAJEÚ


Veja sorteio, extraído do Portal Pajeú Radioweb

A Rádio Pajeú realizará na próxima semana, entre os dias 20 e 23 de agosto, uma série de entrevistas com candidatos a prefeito de Tabira. Obedecendo ordem de sorteio realizado hoje (17) Marcílio Pires (PDT) abre a série na segunda, Dinca Brandino (PSB) será ouvido na terça, Vidal Filho (PPS) virá na quarta e Sebastião Dias (PTB) encerra na quinta-feira.

Os debates terão duração de uma hora cada, das 10h às 11h no Programa Manhã Total. O primeiro bloco terá perguntas ligadas à formação de chapa, conjuntura política, apoios e propostas para a Cidade das Tradições. No segundo bloco, serão sorteadas perguntas feitas pelos ouvintes pelo telefone (87) 3838-1213 e Internet no Painel Interativo do Portal Pajeú Radioweb.
 (Por Nill Júnior)
Tabira Noticias

Agência do Comitê do São Francisco lança edital para obras na bacia do Pajeú

Por meio da agência AGB Peixe Vivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF iniciou o processo licitatório para a contratação da empresa que irá executar obras e serviços de recuperação hidroambiental na bacia do rio Pajeú, afluente do rio São Francisco. Serão licitados dois projetos, na microbacia do Córrego da Onça e na nascente do rio Pajeú, respectivamente nos municípios de Afogados da Ingazeira e Brejinho, ambos em Pernambuco, no Submédio São Francisco.

As intervenções visam controlar os processos erosivos, melhorar a conservação do solo, proteger nascentes e adequar as estradas rurais, a fim de diminuir o assoreamento e aumentar a quantidade e qualidade da água na região.

Nos dias 23 e 24 de agosto ocorrerão visitas técnicas aos locais das obras, com a presença dos técnicos da AGB Peixe Vivo e das empresas interessadas em concorrer às licitações. Ao final de cada visita, um certificado será emitido, garantindo à empresa continuidade no processo seletivo.


Os interessados poderão obter mais informações sobre a contratação e as condições de participação através do site da AGB Peixe Vivo –www.agbpeixevivo.org.br ou pelo e-mail: licitação@agbpeixevivo.org.br. As propostas deverão ser entregues até o dia 12 de setembro.

Todos os recursos financeiros aplicados nos projetos de recuperação hidroambiental são originários da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. No todo, 22 projetos hidroambientais foram selecionados e aprovados em plenária, contemplando todas as regiões da bacia.

Assessoria de Comunicação
imprensa@cbhsaofrancisco.org.br

16.8.2012

APÓS PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DAS CIDADES A CADEIRANTE FÁTIMA JÁ ESTÁ VOLTANDO A ANDAR

A aluna da Academia das Cidades, do Bairro de Fátima, Maria de Fátima da Silva,  que é cadeirante há muitos anos já está podendo caminhar, após ter iniciado as atividades na Academia das Cidades, sendo devidamente acompanhada.

Em depoimento Fátima disse ainda:
Quando conheci o Educador Físico Vinícius Aurélio minha vida mudou muito, pois foi um grande incentivador para que eu pudesse com a sua ajuda chegar onde cheguei, mas sei que ainda tenho muito a percorrer e se Deus quiser e Vinícius com sua paciência e boa vontade me ajudar eu com certeza irei conseguir.
 O prof. Vinícius Aurélio Siqueira Lopes, e a coordenadora e Técnica de Enfermagem, Kaline Mony Brito de Vasconcelos, estão desenvolvendo um belíssimo trabalho na Academia das Cidades do Bairro de Fátima II

16/08/2012

Nota do Secretário Municipal de Educação de Tabira sobre a Divulgação dos Resultados do IDEB 2011


luz do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, em que o Município de Tabira obteve Nota 4,0 alusiva à análise das Séries Iniciais e Nota 3,2 às Séries Finais do Ensino Fundamental, considero pertinente explicitar algumas questões, a fim de que a população de Tabira possa compreender amiúde do que realmente se trata esse índice e quais impactos ele provoca na Educação Pública.

A princípio, é importante esclarecer que o IDEB não se traduz numa ferramenta para ranquear Redes e Escolas, fazendo alusão às melhores e piores instituições, mas num mecanismo de autoavaliação, que permite às Unidades de Ensino traçarem suas metas de acordo com as realidades e possibilidades de cada uma. Digo isso pelo conhecimento de causa que possuo, ao passo que integro da Comissão de Assessoramento da Prova Brasil (um dos instrumentos que compõem o IDEB) no INEP/MEC, representando a UNDIME Nacional, e conheço de forma bem particular o cerne dessa avaliação.

Numa análise comparativa superficial ao IDEB 2009, divulgado em 2010, pode-se chegar à conclusão de que só houve avanço no índice das Séries Finais do Ensino Fundamental, haja vista que o das Iniciais permaneceu no mesmo patamar, Nota 4,0, e o das Finais ascendeu de 2,8 para 3,2. Mas tomar essa conclusão é equivocar-se. Há Escolas que conseguiram excelentes resultados, o que deixa e mim, e todos da equipe de Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, extremamente entusiasmados, como demonstrarei mais abaixo.

É imperativo compreender que o IDEB é calculado levando-se em consideração as taxas de Reprovação e Evasão (desistência) Escolares, outros aspectos do eixo social e a Prova Brasil, aplicada pontualmente em turmas do 5º Ano (antiga 4ª Série) e 9º Ano (antiga 8ª Série) do Ensino Fundamental, contendo questões de Língua Portuguesa e Matemática.

No tocante à proficiência dos nossos estudantes na Prova Brasil do 5º Ano, a maioria das Escolas Municipais conseguiu cumprir suas metas, avançando significativamente nos seus resultados, a exemplo das Escolas Rurais Cônego Luiz Muniz do Amaral – Borborema – e Cícero Correia – Brejinho – seguidas pela Escola Municipal Semente do Saber e outras, como a Escola Municipal Dona Toinha que, embora não tenha se superado no quadro comparativo com 2009, ainda figura como a detentora do maior índice da Rede Pública de Tabira (entenda-se Rede Pública como a junção das Redes Municipal e Estadual).

Outrossim, quando há a análise do desempenho da Prova Brasil do 9º Ano, TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS avançaram, com explícito destaque à Escola Rural Municipal Cícero Correia, figurando, nesse ínterim, entre as 5 com os melhores resultados da Rede Pública do Sertão do Pajeú, que congrega 17 municípios.

Com os resultados detalhados em mãos, a Secretaria Municipal de Educação iniciará, agora, uma série de oficinas pedagógicas por Escola da Rede, a fim de oportunizar aos professores e demais profissionais da área uma compreensão mais pormenorizada dos seus avanços e dificuldades, com vistas ao estabelecimento e cumprimento de Metas para que consigamos obter a verdadeira qualidade no ensino e, também, na aprendizagem, porque para mim configuram processos distintos, à medida que nem sempre quando há ensino obtém-se a aprendizagem.

Torna-se mister, contudo, conclamarmos às famílias responsáveis pelos nossos estudantes a necessidade de estarem mais presentes, de buscarem acompanhar mais atentamente a vida escolar dessas crianças e jovens que, certamente, serão os futuros profissionais que impulsionarão nossa querida Tabira, à luz de que cuidar e educar não é tarefa exclusiva da Escola, cujos educadores não podem absorver toda a carga de responsabilidade, tal qual o senso comum lhes atribui.

Desde o momento em que vi os resultados do SAEB 2011, me faço perguntas que, creio, muitos cidadãos gostariam de me fazer e anseiam pela resposta: Você está satisfeito com o resultado? De quem é a culpa pelo índice das Séries Iniciais não ter crescido? Por que outros municípios avançaram mais que Tabira?

Não posso abster-me de ser verdadeiro. Não, não estou satisfeito, e isso é fato! Poderíamos ter avançado mais, poderíamos ter apresentado melhores resultados. Conheço os professores da Rede, sei de suas competências, mas sei também que o ser humano pode, e deve, sempre ir a busca incessante de suas próprias superações. Sei da confiança que pais e responsáveis têm ao escolherem as nossas escolas para as suas crianças e jovens – mais de 4.300 estudantes –, mas também sei do desafio cotidiano por que passam todos os educadores e Gestores Escolares, no sentido de encontrar um alinhamento entre escola e família, escola e comunidade, escola e sociedade civil. Talvez o segredo do sucesso resida na resolução dessa problemática. Sigamos, pois, o exemplo da Escola Municipal Cícero Correia, observemo-la mais atentamente para que percebamos como família e escola se sintonizam, em que grau de maturidade reside o DESEJO DE VIDA tão conclamado pela grande educadora Madalena Freire e que se faz primordial ao desenvolvimento humano, vejamos que nas mais simples soluções residem os melhores resultados, ao passo que aquele educandário situa-se na Zona Rural – historicamente estigmatizada – e possui estudantes de inúmeras comunidades, inclusive distantes da sua sede, mas que sempre logra êxito naquilo que se propõe a desenvolver.

Não cabe a mim aludir a comparações entre municípios. Conheço o meu município: Tabira. Sei que muito foi investido desde que assumi a Secretaria de Educação. Possuímos um das mais completas Leis de Valorização da Carreira do Magistério – foram mais 120% de reajuste salarial aos professores acumulados nesses 3 anos –, informatizamos escolas, instalamos salas de Atendimento Educacional Especializado, criamos a lógica na Rede Municipal de Tempo Integral, nomeamos Coordenadores Pedagógicos por Escola, distribuímos material didático e fardamento de qualidade, ofertamos merenda escolar nos 200 dias letivos, inclusive com pratos de entrada, cumprimos rigoroso calendário de formação continuada e em serviço, assinamos jornais de circulação diária para os educandários, ampliamos as escolas, construímos quadras poliesportivas e implementamos tantos outros feitos conhecidos pelos tabirenses. Sei de mim e do meu lugar, mas acho difícil aparecem outros municípios com esse parâmetro.

Outrossim, é importante pontuar que o próprio INEP/MEC construiu, de acordo com a realidade de cada município, as Metas Projetadas para o IDEB até o ano de 2021 e que o nosso “sinal” está “verde”, uma vez que em 2011 conseguimos superar a Meta, que era de 3,9.

Em suma, no bojo dessa discussão, tenho orgulho da nossa educação, tenho orgulho dos nossos professores, tenho orgulho dos nossos estudantes e, sobretudo, tenho orgulho do povo de Tabira, tenho orgulho de ser um genuíno tabirense e de saber que o nosso povo, por si só, possui um diferencial, é especial.

Na qualidade de Educador, de Cidadão, de Agente Social e de Secretário Municipal de Educação, coloco-me à inteira disposição de qualquer cidadão tabirense, concomitante à postura que sempre assumi, à medida que agradeço-lhes pela atenção.

Cordialmente,

Prof. Gustavo César Barros Amaral
Secretaria Municipal de Educação de Tabira – PE
Vice-presidente Regional da UNDIME/PE


                                                           Tabira – PE, 16 de agosto de 2012.

Melhores escolas públicas do 1º ao 4º anos de Pernambuco

Quixaba - Escola Municipal São Miguel - 7,8
Santa Maria do Cambuca - Grupo Escolar Amara Ana de Jesus - 7,1
Quixaba - Escola Tomé Francisco da Silva - 7,0
Tuparetama - Escola Ernesto de Souza Leite - 6,5
Canhotinho - Escola Pe. Antônio Callou de Alencar - 6,2
Triunfo - Escola Monsenhor Luiz Sampaio - 6,2
Tupanatinga - Escola Municipal Pres. Tancredo Neves - 6,2
Recife - Escola Professor Josué de Castro - 6,1
Recife - Escola Municipal Asa Branca - 6,1
Santa Cruz da Baixa Verde - Escola Regina Pacis - 6,0
Tupanatinga - Escola Municipal Cristo Rei - 6,0
Melhores escolas públicas do 5º ao 9º anos de Pernambuco

Recife - Colégio de Aplicação - 8,1
Recife - Escola do Recife - Fcap/UPE - 7,3
Recife - Colégio Militar do Recife - 6,6
Garanhuns - Escola de Aplicação Profa. Ivonita Alves Guerra - 6,3
Afogados da Ingazeira - Centro de Excelência Mun. D. João José da Mota Albuquerque - 5,7
Nazaré da Mata - Escola de Aplicação Prof. Chaves - 5,3
Petrolina - Escola de Aplicação Profa. Vande Souza Ferreira - 5,2
Quixaba - Escola Tomé Francisco da Silva - 5,2
Araripina - Escola de Aplicação Profa. Raimunda Reis de Alencar - 5,1
Tuparetama - Escola de Referência Cônego Olímpio Torres - 5,1
Vertentes - Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues - 5,1

A escola Municipal São Miguel é uma escola localizada na zona rural município de Quixaba no sertão pernambucano.
A cerca de 450 km da capital do estado e na divisa com a Paraíba, a escola com todas as suas limitações de uma escola de zona rural vem a cada ano apresentando bons resultados nas avaliações de larga escala.

A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, 3ª colocada no Saeb – 2011 já é uma pioneira na referida avaliação e no cenário educacional.

Prof.Valdemir
Postado por Alberes Queiroz CAUÊ RODRIGUES

Chegada de Yane Marques FolhaPE

Náutico 3 x 0 São Paulo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012 - Futebol Central Brasileirão 2012 Série A

15/08/2012

Habilitação Social divulga terceiro listão convocando 895 candidatos na Paraíba

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou, nesta terça-feira (14), o terceiro listão com nomes de 895 novos selecionados para oPrograma Habilitação Social, que oferece Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça para candidatos carentes.

A lista já está disponível no endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br e informa o dia e o local para apresentação da documentação em 14 regiões geoadministrativas. Os convocados terão de 15 a 31 de agosto para apresentar a documentação comprovando as informações prestadas durante a inscrição online.

Distribuição de vagas – O Habilitação Social reservou 50% das vagas (1500) para inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família. As demais vagas foram distribuídas da seguinte forma: 15% (450) para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; 20% (600) para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programa Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado: 10% (300) para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% (150) para Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

CONFIRA A LISTA ABAIXO POR CIDADE:














por:Infor Noticia

Ambulância tomba no centro de Serra Talhada

Hoje pela manhã a imprensa de Serra Talhada noticiou um acidente surpreendente no centro da cidade, onde uma ambulância da cidade de Calumbi tombou ao ser atingida por outro veículo.
O acidente deixou muita gente de boca aberta, impressionados com a violência do acidente. (Secretário do Povo)

Por: Inaildo Dionisio

Policiais Militares do 14ºBPM apreendem maconha na Cadeia de Serra Talhada

Por volta das 20h00, desta quarta-feira (15), os Policiais Militares que fazem a guarda da Cadeia Pública de Serra Talhada, ao realizarem rondas no pátio externo daquele estabelecimento prisional, ouviram um barulho estranho e ao se aproximarem, viram que um elemento, não identificado, estava escondido no matagal se preparando para arremessar um pacote para dentro da Cadeia e, ao perceber a presença dos policiais, o mesmo se evadiu deixando o pacote cair; ao ser verificado, o pacote continha cerca de 01 Kg de maconha pronta para o consumo.

Segundo os policiais, informes davam conta que o pacote seria entregue na cela 04, para um tal de “padrinho”, porém foi observado que naquela cela não existe nenhum detento com esse vulgo.

A droga apreendida foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, para as providências cabíveis.

Por: Inaildo Dionisio

Programa de bolsas de estudo oferece vagas para educação a distância em Pernambuco


Luciana-AmancioA expansão do ensino a distância (EAD) mudou o cenário educacional do Brasil e hoje, cerca de 2 milhões de pessoas integram a modalidade, de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Para contribuir com esse crescimento, o Educa Mais Brasil, maior programa de incentivo educacional do país, está oferecendo no segundo semestre deste ano mais de 1000 bolsas de estudo de até 45% para cursos de pós-graduação EAD em Pernambuco.

A possibilidade de acesso a informação de qualquer lugar, a redução dos custos e a flexibilidade do horário são os fatores mais importantes para a escolha do ensino à distância. O acúmulo de tarefas no dia a dia, ponto que era determinante para a não realização do sonho de cursar uma graduação ou pós-graduação, deixou de ser um obstáculo. Segundo Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, “o objetivo ao disponibilizar as bolsas de estudo em EAD é acompanhar a mudança do cenário educacional beneficiando mais pessoas que desejam ter uma carreira e posteriormente consolidá-la”.

As inscrições para concorrer a uma das vagas são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.educamaisbrasil.com.br, quando o candidato poderá escolher entre os cursos e as instituições de ensino parceiras. Mais informações podem ser adquiridas também com a central de atendimento no telefone 0800 724 7202.

XII Edição do Festival de Repentistas foi realizado em Tabira

No dia 14 de Agosto de 2012, foi realizado em Tabira, a Terra das Tradições, a XII edição do Festival de Repentistas de Tabira, evento que já virou tradição aqui em nossa cidade e já faz parte do calendário festivo. São 12 anos de história, de cultura, repente e também a comemoração dos 12 anos de viola do poeta Edivando Nogueira, que organiza esse evento de manifestação cultural há 12 anos, levando o melhor da cantoria nordestina ao povo tabirense e ao povo do Pajeú que comparece para prestigiar.
Poeta Severino Pereira recebendo o Troféu das mãos do Comunicador Vagner LeandroPor Vagner Leandro.

Público
O XII Festival de Repentistas teve a abertura com um lindo recital com os poetas da APPTA e da AJUPTA que deram um show de poesia recitada. Foram 20 vozes masculinas e femininas no palco, declamando e encantando os amantes da poesia, como disse o poeta Dedé Monteiro.
Logo em seguida, a dupla de Repentistas George Alves e Josivaldo Rodrigues fez uma participação especial no festival e agradaram ao público com sua cantoria.
O declamador Iponax Vila Nova, da cidade de Campina Grande/PB (Filho do Repentista Ivanildo Vila Nova), também deu um show em sua apresentação, como de costume pedindo para o público dizer uma letra de A a Z.
A Secretária de Cultura, Gracinha, em sua fala parabenizou o Poeta Edivando Nogueira pelo esforço e como Secretária tem dado apoio a todos os eventos culturais.

O organizador do evento, o poeta Edivando Nogueira agradeceu ao público presente, aos patrocinadores e a todos que colaboram direta ou indiretamente com o festival.

A comissão julgadora foi formada por George Alves, Josivaldo Rodrigues, Eniel Alves e Josete Biriba, que julgaram as duplas concorrentes com muita segurança e justiça.

Veja a classificação dos poetas do 1° ao 5° lugar:
1° Lugar: Os Irmãos Pereira

2° Lugar: Hipólito Moura e Daniel Olímpio


3° Lugar: Edivando Nogueira e Antônio José

4° Lugar: Severino Pereira e Damião Enézio

5° Lugar: Maximino Bezerra e Rinaldo Aleixo
 
A apresentação ficou por conta do Radialista José Luiz Júnior (Zé Luiz) da Rádio Tabira FM 87,9.

O Blog Tabira Notícias Representado por Vagner Leandro fez toda a cobertura do evento. O Poeta, Comunicador e Blogueiro Vagner Leandro foi convidado para fazer a entrega da premiação dos poetas, a convite do organizador do evento o poeta Edivando Nogueira.
Dutra e Elias, apaixonados por Cantoria. São Moradores da Borborema e declararam para este Blogueiro, ler o Blog Tabira Notícias todos os dias.

por:Tabira noticia