01/09/2012


Os candidatos à prefeitura de Tabira têm agenda neste sábado, dia 1º de setembro. O Tabira Hoje listou os compromissos de todos os candidatos. Os nomes dos concorrentes estão colocados em ordem alfabética.
Dinca Brandino (PSB) – Realiza comício na comunidade de Brejinho, a partir das 19h. A saída será do comitê. Estão confirmadas as presenças do prefeito Dinca, do vice Joel e dos candidatos a vereador.

Marcílio Pires (PDT) – Realiza reunião com os moradores do bairro Pocinhos, às 19h. O candidato Marcílio Pires, o vice Juciano Firmino e os candidatos a vereador estarão presentes.

Sebastião Dias (PTB) – O evento foi cancelado no Espírito Santo Velho. Na manhã e tarde de hoje, o candidato faz visitas em bairros.

Vidal Filho (PPS) – Promove reunião com os moradores do bairro das Missões, às 19h, na Praça. Presenças confirmadas do candidato a prefeito Vidal Filho, da vice Neide de Luiz Miguel e dos candidatos a vereador.

por Flávio Marques

PLATÃO POLICIAL

Adolescente é atropelado na PE-320 em Afogados. Condutor fugiu do local sem prestar socorro.
O jovem, Antonio Pedro Nunes Marques de 17 anos, foi atropelado nesta noite de sexta por um veiculo de cor vermelha, cujo a placa não foi anotada. O veículo que vinha sentido Carnaíba a Afogados atropelou a vitima quando a mesma trafegava em uma bicicleta. Quando o policiamento chegou no local, o adolescente já tinha sido socorrido para o hospital regional de Afogados, sendo em seguida encaminhado para hospital da restauração em recife. Antonio Pedro, sofreu escoriações pelo corpo e fraturas expostas, o condutor evadiu do local sem prestar socorro.


Soldador atropelou mulher quando praticava direção perigosa em Afogados da Ingazeira.

O policiamento foi acionado pela central, informando que na rua João Bezerra no bairro Borges, havia um veiculo CELTA de placa PEJ7022 de cor Vermelha, praticando direção perigosa dando cavalo de pau, e que o mesmo tinha ocasionando um acidente com, Ivoneide Oliveira Silva, a mesma já tinha sido levada ao hospital. Os Policias chegaram rapidamente ao local onde encontraram o acusado Willian Gonçalves da Silva de 29 anos, morador do bairro Morada Nova. Ele foi conduzido a DP local juntamente com o veiculo para serem tomadas as medidas cabíveis.


Moto com cano de escape adulterado é apreendida em Itapetim.

  A equipe do GATI realizava a Operação Sossego na rua Major Cláudio Leite em Itapetim, quando deparou-se com o gari, José Jalmir de Araújo Ferreira de 22 anos, conduzindo uma motocicleta Honda CG 125 Titan, cor azul, a qual fazia muito barulho por estar com o cano de escape adulterado. Ao avistar o policiamento, o mesmo tentou evadir-se, conduzindo o veículo por cima de uma calçada, onde se encontravam vários pedestres, foi quando o policiamento conseguiu interceptá-lo, e fizeram a sua condução, juntamente com o veículo à DP local para as providências cabíveis.

BRIGA ENVOLVENDO IRMÃS CAUSA PERTURBAÇÃO NO BAIRRO SÃO BRAZ EM AFOGADOS.

A equipe da Rocam foi informada que no Beco Leo Podim no bairro São Braz, havia uma briga entre família, que estava causando perturbação do sossego a vizinhança. De imediato a ROCAM chegou no local onde foi constatado que Rosicleide Farias de Oliveira de 22 anos e Rosilene de Farias Oliveira de 21 anos, após ter ingerido bebida alcoólica, entraram em vias de fato juntamente com Maria das Graças Nunes de Farias de 27 anos, por motivo fútil. Diante os fatos expostos foram conduzidas à DP local para as medidas cabíveis.


Acusado praticando desordem é detido em Carnaíba.

O policiamento de Carnaíba quando realizava a Operação Sossego foi informado por populares que na Vila São Geraldo, havia um indivíduo embriagado e ameaçando quebrar a porta da casa da vítima Maria Jucélia Martiliano de 41 anos. A Polícia foi até o local e lá encontrou, Damião Alves de Freitas de 44 anos, o mesmo estava com uma faca peixeira na cintura praticando desordem. Diante dos fatos expostos Damião foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi entregue juntamente com a faca para serem tomadas as medidas cabíveis.


EM TABIRA: HOMEM COMPROU FACA DIZENDO QUE SERIA PARA MATAR UMA MULHER, TERMINOU SENDO DETIDO PELA POLÍCIA.

O policiamento de Tabira foi informado que nas proximidades do mercado público, haviam três indivíduos praticando furtos nos estabelecimentos comerciais. Quando chegaram no local tiverão a informação das características dos elementos, e segundo testemunhas o acusado, Evandro Santos Cordeiro de19 anos, morador do Sítio Pocinhos dos Nunes, já havia furtado uma faca em um estabelecimento no mercado público, em outro dia, e que ontem o mesmo tinha apenas comprado uma faca, dizendo ser para matar uma mulher. De imediato os Polciais efetuaram rondas nas proximidades do mercado, e localizaram o mesmo na rua 27 de Maio, portando uma faca de cozinha. Os funcionários dos estabelecimentos temendo represálias, não quiseram representar, nem serem testemunhas contra Evandro, que foi conduzido até a DP local para providências.


Informações do 23º BPM-PE para o Jornal Tabira.

31/08/2012

Escola Pedro Ferreira da Silva realizou a semana folclórica.

A Escola Municipal Pedro Ferreira da Silva, realizou a Semana Folclórica. A Culminância do Projeto Folclore foi vivenciada durante a semana com várias atividades na escola relacionadas ao Folclore. Nesta sexta-feira, 31 de Agosto de 2012, aconteceram lindas apresentações dos alunos (a). Os Blogueiros Vagner Leandro e Pedro Pereira estiveram presentes dando uma cobertura especial. Segundo a Diretora da Escola Cileide Maria (Nenê), disse que esse Projeto, teve a participação dos alunos (a), dos Professores e também dos pais dos alunos que vieram prestigiar seus filhos.(Redação Vagne Leandro)
 
(Fotos  Pedro Pereira)






ESCOLA ARNALDO ALVES CELEBRA O DIA DO FOLCLORE COM DIVERSAS APRESENTAÇÕES.

A Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcanti celebrou do Dia do Folclore no dia 28 de agosto de 2012 na Biblioteca Pedro Pires Ferreria. Leia abaixo com foi o evento pela sua programação.


Biblioteca Pedro Pires Ferreira
Celebração do Dia Nacional do Folclore – 28 de agosto de 2012
Homenageado: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião
- PROGRAMAÇÃO –
- Recepção e boas-vindas:
* Equipe gestora
* Coordenadoras da Biblioteca
* Educadores de apoio
- Leitura e comentário do texto: Folclore?! Sabe o que é?(Autora: Bárbara Vasconcelos)
- Apreciação do mural informativo: Isto é folclore!
- Apresentações:
* BRINCADEIRA CANTADA
* REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS FOLCLÓRICOS: Saci-Pererê, Iara, Boto cor-de-rosa e Lobisomem
Professora: Jailma Ramos de Caldas
Alunos: 3º Ano B
* RECITAL DE TRAVA –LÍNGUA
Professora: Jailma Barros do Nascimento
Alunos: 3º Ano A
* RECITAL DE PARLENDAS
Professora: Daniela Rúbia Bezerra de Souza
Alunos: 4º Ano
* DRAMATIZAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS
Professora: Iris Gomes
Alunos: 5º Ano
Peça teatral: O Curupira
Autor: Ewerton Carlos Sousa Araújo
Personagens:
 Curupira – (Davi Oliveira)
 *Pajé – (Vitor Emanoel)
 *Caçador – (Ewerton Carlos)
 *Narradora) – (Elaine Oliveira)
 *Peça Teatral: O aniversário de Emília
Autor: Lailton Renan Silva Marcolino
Personagens:
 *Narrador – (Lailton Renan)
 *Emília – (Ítala Oliveira)
 *Narizinho – (Ítala Vitória)
 *Caçador – (Davi Oliveira)
 *Dona Benta – (Letícia Cristina)
 *Peça Teatral: O folclore brasileiro
Autoras: Elaine, Maria Eduarda, Paula
Personagens:
 *Mulheres de branco – ( Elaine / Maria Eduarda)
 *Múmias – (Mayara / Paula)
 *Lobisomem – (Davi Oliveira)
 *Dona Benta – (Myllena)
 *Pedrinho – (Mateus)
 *Narizinho – (Maria Eduarda)
 *RECITAL DE QUADRINHAS
Professora: Marli Ângela da Silva
Alunos: Se liga
* BRINCADEIRA DE ADIVINHAÇÃO
Professora: Nilva Rocha Lopes
Alunos: Acelera
* HOMENAGEM AO REI DO BAIÃO, LUIZ GANZAGA
* Exibição de um trecho do show Danado de bom (Show de despedida gravado em
maio de 1984)
* Comentários sobre a vida de Luiz Gonzaga
* Cântico da música Asa branca (Coral de alunos )
Agradecemos à Equipe Gestora, aos Educadores de apoio, às professoras e aos alunos participantes, aos voluntários Luciano Barbosa e Kayo Lira e aos demais funcionários da Escola.
Coordenadoras da Biblioteca:
Maria de Lourdes S. da Silva
Maria do Socorro G. G. de Melo
Maria Neusa Pereira Barros


Postado por Tabira em Tempo

"Ser ou não Ser, eis a questão"

Um fato vem me chamando à atenção no quesito política na cidade de Tabira, nos últimos dias venho observando o desespero da oposição tabirense na tentativa de negar um fato que esta aos olhos de todos, que é a ascensão do Prefeito Dinca Brandino.

Dinca Brandino, é ligado politicamente ao sistema político que a 4 anos anos administra o município com maestria e zelo pela coisa pública, talvez esse fato venha mexendo com os nervos de algum membro dos três grupos que fazem oposição ao prefeito. Observando que apesar de tudo isso que vem enfrentando os municípios, a cidade de Tabira esta bem equilibrada e o melhor, com a folha de pagamento dos funcionários rigorosamente em dia, com condições de garantir plantões médicos no Hospital Municipal, a educação sem greve e os professores com o salário atualizado, acredito que isso vem provocando todo esse desespero no seio da oposição. Se continuar como este e, com todo esse "burburinho" que esta sendo feito e apregoado pela oposição, o único a ser beneficiado é exatamente o candidato a reeleição Dinca Brandino que, a cada dia que passa vê seu nome crescer na opinião popular. Na verdade, o que estamos periciando é a prova do desespero da oposição que a cada dia caí no descrédito da população do eleitorado da terra da tradição, que sabe muito bem separar o joio do trigo.

Só vou da uma humilde opinião, já foi o tempo em que se fazia política com mentiras e calunias, nos dias atuais, o povo não quer mais saber disso, o povo quer ouvir propostas e vê projetos em beneficio de sua terra, e isso a atual administração tem feito por Tabira. Outra coisa que me chama a atenção é a questão em derrubar o prefeito. Como a oposição pode pregar tanta "parábola" e praticar tanta "maldade". Já foi dito e ouvido, que se o perefito não participasse do pleito a população faria uma verdadeira revolta popular, revolta não com armas, mas com a luta de quem quer vê a Tabira tão declamada pelos seus poetas crescendo e se "mostrando" no quadro político de nosso país. Por que será que a oposição não entrega os pontos? por que a oposição não faz uma política pautada na conquista de votos? essas e outras perguntas deveriam ser respondidas pelos senhores candidatos a prefeito pela oposição. Tabira está presenciando um pleito em que o prefeito Dinca por onde passa arrasta uma multidão de pessoas que são pobres, ricas, velhos, jovens e até mesmo crianças. Será que isso incomoda tanto a oposição? por que? Eu queria uma resposta coerente e que me convencesse, mas acima de tudo queria que a oposição falasse menos, atacasse menos e fizesse o seu papel, porque está parecendo que os nossos oposicionistas estão apenas com a vontade de subir ao "poder" a qualquer custo. Deixo aqui o meu desabafo de um ser humano democrático e que não aguenta tanta "picuinha" que todos os dias é apresentado pelo lado A, B e C. Deixo aqui o pensamento do filósofo Platão: "A democracia... é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais". Que neste pleito o que prevaleça seja a vontade da população e que não importa a que lado estejamos votando, que as amizades jamais seja abalada por tanta coisa tão pequena.

por:Vocacionado Erivelton

PE no Encontro das COEs em Brasília.


e 28 a 31 de Agosto deste ano, em Brasília, está acontecendo o encontro das COEs (Comissões Organizadores Estaduais), onde os 26 Estados mais o Distrito Federal estão reunidos para debaterem e articularem A Conferência Nacional Infanto Juvenil, em novembro de 2013, como também a multiplicação das informações nas escolas e a formação dos educadores. Cada Estado brasileiro está sendo representado por quatro membros que são: Movimento Coletivo Jovem Meio Ambiente (CJs),Secretaria de Educação e Diretos Humanos (SEEDUC), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Comissão Organizadora Estadual (COE).

O Estado de Pernambuco está sendo representado Pela senhorita Walkiria Prado (SEEDUC), Jovem Welton Feitosa (CJ-PE), Senhor Gustavo Barros (UNDIME) e a senhora Auxiliadora (COE). A representação do Estado de Pernambuco socializa aos demais Estados suas experiências, bem como troca de ideias. Dois dos membros representantes no encontro são da cidade de Tabira-PE, Professor Welton Feitosa e Secretário de Educação Gustavo Barros que em suas funções e movimentos foram nomeados.



 
 

TABIRA:COMÍCIO DO VITORINO GOMES

(Foto Vagner Leandro)
Ex-Prefeito de Tabira e Médico Edison Moura esteve presente e em sua fala parabenizou Dinca e Joel pela a brilhante administração e disse que o trabalho tem que continuar. E para o trabalho ser melhor ainda Moura reforçou o discurso de Dinca, temos que votar nos vereadores e vereadoras da coligação de Dinca e Joel, fazer a maioria na Câmara Municipal, um abraço a todos os tabirenses! Finalizou Moura.

O palanque da “Frente Popular Para o Trabalho Continuar em Tabira” ganha duas personalidades: Paulo Santana, Agente Comunitário de Saúde, Líder Sindical e Presidente do PT de Tabira e também a Professora Paula Amaral que foi para o comício e declarou seu apoio a Dinca e Joel.

No final do comício o povão desceu em um grande arrastão com Dinca e Joel até a Praça Gonçalo Gomes, todos felizes e cantando. (Por Vagner Leandro)

(Fotos Pedro Preira)