01/12/2012

Polícia procura suspeito da morte de PM em Betânia

A polícia está na busca do suspeito de ter assassinado o soldado da Polícia Militar de Pernambuco Adriano Mariano da Silva, 41 anos, na manhã desta sexta-feira, 30, na cidade de Betânia. Leidinaldo da Silva Lima, o “Naldinho” (foto), é o principal suspeito da morte de Mariano, já que na noite anterior ao crime, foi visto por populares em sua companhia. Quem souber o seu paradeiro, favor entrar em contato com os telefones (87) 3831-1190; (87) 3831-9205; (87) 9607-9339; seu nome será mantido no mais absoluto sigilo.


Adriano Mariano da Silva, 41 anos, que era lotado no 14º BPM, foi localizado sem vida, com sinais de espancamento e com um tiro na cabeça, por volta das 08h, desta sexta-feira (30).

Fonte : Itamar França

30/11/2012

AFOGADOS DA INGAZEIRA; BARRAGEM DE BROTAS SEM CONTROLE

(Fotos Júnior Finfa)
Depois que o Blog de Nil Júnior informou que na última quarta-feira (28), uma Comissão do Socorro do Conselho de usuários de Brotas realizaram uma fiscalização da utilização da água, este blogueiro foi convidado por um morador da localidade para constatar a verdadeira situação.

Às 07hs da manhã, estive na ponte próximo ao Clube das Acácias, encontrei duas bombas ligadas, segundo o morador estas bombas ficam ligadas 24 horas, servindo para irrigação e consumo próprio e as autoridades competentes não tomam providências.
Na ocasião se encontrava três carros pipa se abastecendo, perguntado por que estava abastecendo naquele local, o motorista Luiz Neto afirmou que na Barragem de Brotas estava faltando energia, e como tinha que atender a população, sabia que estas bombas resolveriam o problema. 

por:Júnior Finfa

INAUGURA EM TABIRA MAIS UM NOVO EMPREENDIMENTO

agora em Tabira você faz balanceamento e alinhamento computadorizado do seu carro na (AUTO CENTER TABIRA)na saída para Afogados da Ingazeira

LÉO BRASIL CONFIRMA ENTREVISTA COM SEBASTIÃO DIAS CANDIDATO ELEITO DE TABIRA.

O Comunicador Léo Brasil confirmou na Bancada de Entrevistas o Candidato Eleito Sebastião Dias PTB. A entrevista será nesta sexta-feira dia 30 de Novembro às 14h15min, AO VIVO no Programa Tarde Total na Rádio Tabira FM 87,9.

29/11/2012

Dia Histórico para Tabira!!!

Prof. Gustavo Barros

A Diretora de Ensino do Município e Presidenta do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - Prof.ª Maria Luzinete Marques - está em Brasília nos representando, recebendo o PRÊMIO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO, no qual atuei como Articulador Municipal.

Tabira, AGORA, tem a Certificação Internacional de Município Aprovado nos cuidados com a qualidade de vida de Crianças e Jovens, fruto dos esforços de nossa Gestão Constitucional e da atuação de parceiros das ONGs, Grupos Organizados e Igrejas, embora reconheça que ainda há muito o que ser feito.

Esse dia ficará na História da Terra das Tradições!!!

COMEMORAÇÃO NA ACADEMIA DAS CIDADES I

O Educador Físico da Academia das Cidades I Vinícius Aurélio comemorou aniversário nesta quarta-feira dia 28 de novembro junto as pessoas que participam das atividades.

Algumas pessoas como a cadeirante Fátima fizeram homenagens ao Professor que tanto fez e faz por elas, sua família também participou em esapecial sua mãe Cidinha que faz questão de estar sempre presente na vida de seus filhos, e para finalizar foi servido um lanche.


SEBRAE E CNM REALIZA ENCONTROS DE NOVOS GESTORES

A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) juntamente com o SEBRAE estão realizando Encontros de Novos Gestores em todo País para que eles tenham uma noção geral de Gestão Pública, bem como melhorar o Ambiente de Negócios no Município destacando principalmente o apoio aos Agentes de Desenvolvimento Locais, para que eles possam efetivamente desenvolver  práticas que facilitem as compras governamentais  fortalecendo assim os empreendedores do seu município.

O Seminário de Novos Gestores em Pernambuco ocorreu nos dias 20 e 21/11, em Porto de Galinhas-PE, no Hotel Armação do Porto.




A Confederação Nacional de Municípios - CNM apresenta o SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS – PONTO DE PARTIDA PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE. Trata-se de uma iniciativa que tem como meta sensibilizar os gestores municipais eleitos no pleito deste ano para a implantação de uma gestão eficiente em seus Municípios, por intermédio da apresentação de técnicas e exemplos de melhores práticas de governança municipal. O êxito alcançado nas duas edições anteriores consolidou os NOVOS GESTORES como o principal evento de capacitação dos governantes municipais desenvolvido no país.

E é com esta motivação que, a partir de outubro/2012, a CNM estará desenvolvendo a terceira edição dos NOVOS GESTORES, com foco na implementação de modelos de gestão pública baseados na excelência da gestão.

Paulo Roberto Ziulkoski
Presidente da Confederação Nacional de Municípios



ENCONTRO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM FORTALEZA - CE

O Encontro de Agentes de Desenvolvimento Norte e Nordeste aconteceu em Fortaleza - CE, nos dias 25 e 26 de novembro no Hotel Vila Galé e contou a participação de vários palestrantes entre eles Tânia Zapata, Renato Meireles, Augusto Braun e o Conselheiro do TCE de Mato Grosso Dr. Moisés Maciel.

O objetivo deste encontro é proporcionar mais um canal de comunicação e integração para os membros da REDE DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL EM TODO PAÍS.

A atividade do Agente de Desenvolvimento fundamenta-se na necessidade de articulação das ações públicas visando estimular o desenvolvimento local e territorial com supervisão do órgão gestor responsável pelas políticas de desenvolvimento municipal.

É um grande desafio para os Agentes de Desenvolvimento, pois precisam planejar e executar ações  que facilitem o caminho do empreendedor para que possam ter acesso as informações, acreditando sempre que podem transformar, inovar e mudar a realidade econômica, política e social de forma sustentável para garantir uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento mais humano.

Os Agentes de Desenvolvimento são atores  de mudança baseado em valores para influenciarem e estimularem a cultura empreendedora, da cooperação e da competitividade.

Integram este grupo, além dos Agentes de Desenvolvimento dos municípios, gestores municipais, consultores e gestores do Sebrae-PE.

Participaram deste Encontro os estados do Ceará, Tocantins, Acre, Amazonas, Paríba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Sergipe, Bahia, Piaui, Maranhão, Roraima, Amapá e Rondônia e Pernambuco com 10 municípios (Tabira, Ingazeira, Salgueiro, Tuparetama, Trindade, Ouricuri, Araripina, Granito, Petroline e Orocó).

Prefeita eleita é cassada por compra de votos no interior do Rio Grande do Norte

O juiz da 63ª Zona Eleitoral, Cornélio Alves de Azevedo Neto, cassou a prefeita eleita do município de Taboleiro Grande, Klébia Bessa por compra de votos e abuso de poder econômico.

N processo referente a representação da coligação “Vitória do Povo”, o juiz entendeu que as provas são suficientes para o cancelamento da eleição em Taboleiro Grande, já que a candidata eleita obteve mais de 50% dos votos.

A coligação "Unidos Venceremos" irá recorrer ao TRE em Natal e está confiante que a situação será revertida e que Klébia Bessa possa assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2013.

AOnline
POR CAUÊ RODRIGUES

Morre o jornalista Joelmir Beting

O jornalista Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 75 anos em São Paulo. Ele estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

Ele respirava com auxílio de aparelhos desde o último domingo. Joelmir havia entrado em estado de coma irreversível, segundo boletim médico divulgado nessa quarta-feira pela equipe médica do Albert Einstein.

Divulgação
A notícia da morte foi confirmada no começo da madrugada por seu filho no Twitter. "Um minuto de barulho por Joelmir Beting", escreveu.

O corpo será velado na manhã desta quinta-feira, a partir das 8h, no cemitério do Morumbi, zona sul de São Paulo.

fonte:MSN Noticias

ASSALTANTES ROUBAM HILUX DE EMPRESÁRIO EM CARUARU, NA FUGA TROCAM TIROS COM A POLÍCIA E UM MORRE

Equipe que deu apoio resgatando o carro roubado do sítio Barbatão até o pátio da Delegacia : Moura, PM Adriano Pintinho, Inspetora Elizabete e Sub-inspetor Edson.

Três elementos tomaram um picape Hilux, prata, placa PFQ-7742, de assalto no bairro Maurício de Nassau, na tarde desta terça-feira em Caruaru. A Polícia Militar foi acionada e a equipe ROCAM comandada pelo Sargento Barbosa, composta ainda por Veloso e Batista, empreendeu diligências pela PE 95, na saída para Riacho das Almas, quando no sítio Barbatão visualizou a picape houve perseguição e ao se aproximarem os PM´s foram recebidos á bala, houve o revide imediato e na fuga os assaltantes capotaram a picape, um dos assaltantes conseguiu fugir, um deles foi atingido com um tiro transfixante no abdome e o outro Juriatan Araújo da Silva, vulgo "Jura" de 40 anos, que mora na rua Camilo Castelo Branco, no bairro Petrópolis, guiava o veículo e se feriu fraturando a clavícula,ele e o menor baleado foram socorridos para o HRA, na viatura, uma caminhonete da PM, porém hoje pela manhã o menor atingido pelo tiro, identificado por Damião Basílio da Silva, fugitivo da Funase, onde cumpria medida sócio educativa por assalto, que completaria 18 anos em dezembro morreu no HRA e o corpo foi encaminhado para o IML.

fonte:tv web sertão

Corpo carbonizado é encontrado em carro com placa de Salgueiro


Foto: Marlos Santos

Veículo totalmente queimado foi encontrado na tarde desta terça-feira (27) na zona rural de Ourolândia, município baiano localizado na região do Vale do São Francisco, próximo a Senhor do Bonfim-BA. No carro, um veículo Golf de placa policial JKL-2813, inscrição de Salgueiro, foi encontrado um corpo carbonizado. Uma equipe da Polícia Técnica foi acionada e esteve no local para fazer os primeiros levantamentos.

De acordo com os peritos, a vítima é um homem gordo que aparentava está usando óculos. Rapidamente a notícia se espalhou pelo município e muitos curiosos foram ao local onde o carro foi encontrado. Algumas pessoas disseram que o homem estava com as mãos amarradas para trás. A identidade da vítima ainda é desconhecida. Segundo informações, o carro pertence a um homem conhecido como “Paulo Hollywood”, residente em Salgueiro. (Informação retificada 15h24)


Da redação do Blog Alvinho Patriota por Chico Gomes

ENCONTRO DE PREFEITOS : PAJEÚ PODERÁ SEDIAR USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Os prefeitos do Pajeú estiveram reunidos hoje em Serra Talhada discutindo a possibilidade de criação de uma Usina de Biomassa, projeto orçado em R$ R$ 50 milhões. A ideia proposta é de reciclagem do lixo dos municípios, em uma área de 100 hectares, doada por uma das cidades do Consórcio do Pajeú, com isenção fiscal de ISS e IPTU. A usina poderá ser uma grande alternativa para o problema da destinação do lixo no Pajeú, favorecendo a coleta seletiva e o fim dos lixões.

A usina ficaria sediada em uma área estratégica, com acesso facilitado dos outros municípios da região para processamento dos resíduos. Segundo o palestrante Ademir Silva, da empresa paulista responsável pela elaboração do projeto, o município que sediar a empresa não corre risco de ter problemas com poluição, pois receberia material reciclável.


Estiveram presentes os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira), Zé Pretinho (Quixaba), Luciano Torres (Ingazeira), Sebastião Dias (Tabira), Dêva Pessoa (Tuparetama), o anfitrião Luciano Duque e a sua vice Tatiana Duarte (Serra Talhada). Também participou o Diretor do Campus Afogados do IFPE, Marcos Maciel.


Uma outra reunião será agendada para tratar de encaminhamentos sobre a possibilidade de implantação da usina. Apesar de fazer parte da agenda oficial, a questão dos desafios que os novos gestores encontrarão, com estiagem e dificuldades com FPM entraram nos debates.


Por Nill Júnior

28/11/2012

Alerta: Quatro cidades da região correm risco de epidemia de dengue. Calumbi está no topo do ranking

Quatro municípios do Pajeú correm risco de ter uma epidemia de dengue a qualquer momento e a pior situação é a de Calumbi. Com índice de infestação predial de 12,4%, o município aparece no ranking dos piores da região e também do país. As outras cidades são Itapetim (8,8), São José do Egito (7,5) e Santa Terezinha (5,7). A informação é do Ministério da Saúde. Este ano, o governo federal ampliou a pesquisa sobre a dengue e usou o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti – realizado em 1.239 municípios.

Fonte: Itamar França

Globo Rural destaca novamente a forma de criação das abelhas em Tabira.

A criação de abelhas em Tabira mais uma vez foi tema de matéria do Globo Rural. A matéria exibida dia (27/11) pela manhã mostrou um novo manejo desenvolvido por Adelmo Cabral da COODAPIS-NORDESTE de Tabira, chamado de '' Confinamento da Abelha Rainha'' esse manejo evita que as abelhas abandonem as colméias. Outra prática consiste em colocar reservas de água e mel dentro das caixas das abelhas. Desta forma, elas não produzem, mas também não deixam os apiários. Esses manejos foram desenvolvidos por Adelmo devido a estiagem ter provocado uma queda de 80% na produção de mel na região Noredest.


por Italo Renan

O Tabirense Jean Medice Marquês Veras Recebem O Titulo de Cidadão Itapetinense


A Câmara de Vereadores de Itapetim – PE (Casa José Jordão Neto), que atualmente tem à frente da sua Presidência o Vereador Diógenes Paes da Silva Júnior, realizou na noite da última sexta feira ( 23/11), uma solenidade de entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Itapetinense aos senhores Marcílio de Oliveira Barbosa e Jean Medice Marquês Veras. Estiveram presentes as solenidades de entrega o prefeito do município Adelmo Moura, os vereadores Júnior de Diógenes (presidente da câmara), Naldo da Sucan, Romão de Piedade, Júnior de Lêca e Carlos Nunes; amigos e familiares dos homenageados.

Jean Médice Marquês Veras, natura, da cidade de Tabira - município do Sertão do Pajeú de Pernambuco, o referido titulo emérito reconhecimento do trabalho realizado em nossa região. pelo agente Jean Medice Marquês Veras Lotado no 23° DPM de Afogados da Ingazeira – PE . Filho de José João Marques e Inês Marques Veras, chegou a nossa cidade nos anos 1997, onde construiu família, hoje um filho com 4 anos e fez grandes amizades.

Marcílio de Oliveira Barbosa natural da cidade de Rio Formoso, município da Mata Sul de Pernambuco, chegou a Itapetim em 31 de maio de 1982, designado pelo Banco do Estado de Pernambuco – BANDEPE para desempenhar as funções de fiscalizações e Assistência Técnica dos empréstimos na Carteira de Crédito Rural.

Fonte: Itapetim.net 

27/11/2012

prefeito eleito de Tabira Sebastião dias foi a Brasilia mais não se ilude a burocracia é prejudicial aos municipíos



Classificando como as suas três maiores preocupações de momento a transição, a seca e a saúde, o prefeito eleito de Tabira Sebastião vai arrumando sua equipe para comandar o município. Em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, Sebastião disse que já foi duas vezes a Brasilia, assegurou algumas emendas mas não se ilude, pois a burocracia na Capital Federal é prejudicial aos municípios.

Comentando a recente entrevista do prefeito Dinca, que disse “ter amor à Tabira”, Sebastião disse que uma boa maneira de provar o amor seria fazendo a transição. A justiça deu um prazo de dez dias ao gestor atual para iniciar o processo. Sobre a saúde o prefeito eleito da cidade das tradições assegurou que o nome ainda não foi definido. O mesmo acontece com a secretaria de Obras, uma vez que o vereador Edmundo Barros ainda não revelou se aceita o convite.

Por Nill Júnior

OFICINA MARCA INÍCIO DE PARTICIPAÇÃO DO CBHSF NO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO

Reunidos durante o dia de hoje, terca feira, 27 de novembro, na cidade histórica de Penedo (AL), localizada na margem esquerda do rio São Francisco, representantes de 10 ministérios e outros órgãos públicos discutiram com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF o início de uma nova etapa do Programa de Revitalização do Rio São Francisco - PRSF.

Executado pelo governo federal, o programa envolve investimento superior a R$7 bilhões, para aplicação em ações destinadas a reverter o processo de degradação do rio e da bacia. A participação na V Oficina de Acompanhamento do PRSF representa o início da participação do Comitê do São Francisco no comitê gestor do programa federal.

A incorporação do Comitê, bem como de representações de universidades e municípios da bacia, será formalizada nos próximos dias, por meio de decreto presidencial. A mudança é resultado das articulações que se desenvolvem desde agosto, em atendimento a recomendação expressa do Tribunal de Contas da União - TCU, por meio do Acórdão n0 145/2012, de 13 de junho último.

Na abertura da oficina, organizada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente - MMA, o secretário Pedro Wilson Guimarães saudou o Comitê do São Francisco, representado pelo presidente Anivaldo Miranda e pela maioria dos membros titulares, principalmente os integrantes das Câmaras Consultivas Regionais - CCRs e das Câmaras Técnicas.

Pedro Wilson externou a expectativa de que a mudança imprima um novo ritmo às ações de revitalização: “Isso vai dar uma dinâmica nova ao programa, porque as pessoas e entidades da bacia poderão acompanhar, fiscalizar e cobrar a execução das ações junto aos órgãos públicos. Ao mesmo tempo, abre uma nova dimensão para os comitês de bacia, como é o caso do São Francisco, que além de atuarem como parlamento das águas, poderão ter uma atuação em nível de governo”.

O presidente Anivaldo Miranda ressaltou o significado da incorporação do Comitê ao PRSF, assinalando que “dessa forma o programa de revitalização torna-se mais participativo e poderá obter resultados bem mais eficazes”. Para ele, a mudança demarca “um novo formato no programa, que possibilitará a introdução dos ajustes necessários para que atenda melhor os seus objetivos”.

Povos indígenas e comunidades tradicionais

Na solenidade de abertura, a oficina homenageou os povos indígenas e as comunidades tradicionais da bacia do São Francisco, por meio de Dipeta Tuxá, representante do povo Tuxá, do município de Rodelas (BA), no Submédio São Francisco, e de Cláudio Pereira, representante da comunidade quilombola Lagoa das Piranhas, no município de Bom Jesus da Lapa (BA), no Médio São Francisco.

Dipeta Tuxá fez um discurso confiante, contrapondo à gravidade dos problemas ambientais que atingem atualmente o rio São Francisco a capacidade humana e da natureza para reverter situaçõ\es:

“palavreado nosso é ´Eu acredito´ e ´Eu estou aqui´. A luta é grande, é árdua, mas estamos aqui e temos tudo para começar aqui uma nova luta, ou para renovar a velha luta. É a luta pela água”, afirmou, acrescentando que o principal problema das comunidades indígenas hoje é dispor de irrigação para plantar.

Claudio Pereira registrou o avanço alcançado pelos indígenas e comunidades tradicionais da bacia, que atualmente já contam com espaços políticos para se expressarem, inclusive no Comitê do São Francisco. Mas reivindicou maior atenção, como forma mesmo de fortalecer o processo de revitalização:

“Os indígenas foram os primeiros habitantes da bacia e nós ajudamos a construir essa terra. Esse povo precisa ser cuidado, porque é um povo que cuida e sempre cuidará desse rio e dessa bacia”, declarou.

Assessoria de Imprensa
Tels. (71) 8117-7853 \ 8184-5469

PAULA AMARAL: “SE VIOLA CONQUISTASSE VOTOS ROGÉRIO MENESES E DIOMEDES MARIANO TERIAM SIDO ELEITOS


Léo Brasil, Paula Amaral, Maria Rita e Vagner Leandro.

No dia 23 de Novembro de 2012, (Sexta-Feira), a Professora Paula Amaral concedeu uma entrevista ao Programa Tarde Total da Rádio Comunitária Tabira FM 87,9 apresentado pelo Comunicador Léo Brasil. A Professora Paula estava acompanhada da sua filha Maria Rita.



Click no Link Continue Lendo Aqui e veja a entrevista da Professora Paula Amaral na íntegra!
Continue lendo aqui »

por Tabira Noticia 

TCO determina suspensão de concursos públicos em prefeituras de PE

Reveja reportagem exibida durante o ABTV 2ª edição desta segunda-feira (26)
O Tribunal de Contas de Pernambuco determinou a suspensão de todos concursos públicos para preenchimento de vagas nas prefeituras do estado por causa da lei de responsabilidade fiscal. As pessoas que se inscreveram temem pelos prejuízos.

GLOBO RURAL APRESENTARA TÉCNICAS DESENVOLVIDA PELA COODAPIS-NORDESTE EM TABIRA-PE


Globo Rural novamente apresenta técnicas desenvolvidas pela COODAPIS em Tabira-PE.
O manejo é bem simples e eficiente, é o confinamento da abelha rainha evitando assim que os enxames
abandonem o ninho, Adelmo também vai mostrar na pratica esse manejo.

ATLETA TABIRENSE COMEÇA COM PÉ DIREITO

João Victor Lopes Ferreira ex-atleta da Escola Futuro Feliz de Voleibol, atualmente atleta do Sport Clube do Recife.
Participou neste sábado de uma competição entre Clubes do Recife na categoria Sub-15.
Consagrando-se CAMPEÃO o time do Sport Clube do Recife, 2° Lugar Santa Cruz do Capibaribe e 3° Clube Náutico Capibaribe.


Sport Clube do Recife - Categoria Sub-15 -24/11/2012

"E quando você pensar em desistir lembre-se dos motivos que te fizeram aguentar até agora. FORÇA E FÉ SEMPRE."

Postado por Escola Futsal e Voleibol Futuro Feliz