07/02/2013

JUSTIÇA ESCUTA PRIMEIRAS TESTEMUNHAS DA AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA JOSÉ PATRIOTA, LÚCIA MOURA, AUGUSTO MARTINS E JANAÍNA SÁ

A Justiça Eleitoral escutou na manhã desta quinta-feira(07) cinco testemunhas de acusação arroladas na denúncia do Ministério Público Eleitoral contra José Patriota (PSB), Lúcia Moura, Augusto Martins (PTB), Janaína Sá e Luzinete Xavier, acusados de compra de votos.

A próxima audiência, quando deverão ser ouvidas as testemunhas de defesa, está marcada para o dia 21 de março, às 09h, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano.

De acordo com a ação do MP, tudo começou no dia da eleição, quando Janaína Sá foi flagrada em um carro guiado por Edvaldo Pedro Neto, tendo como coautor Laudeci Nogueira da Silva com uma pasta vermelha contendo uma planilha que indica o oferecimento de vantagens financeiras e de bens a eleitores de Patriota e Lúcia Moura. Janaína é citada como cabo eleitoral de Patriota e seu vínculo como Fiscal da Coligação e detentora de cargo na gestão Tototonho Valadares, que apoiou o socialista Patriota. Houve solicitação de inquérito à Polícia Federal.
A promotora eleitoral na época, Ana Clézia Nunes, anexou comprovantes de beneficiários com dados como nome, telefone e benefício a ser recebido. Interrogada, Janaína Sá defendeu que agiu por conta própria, em favor dos candidatos. Diz ela que coordenou sozinha a ação. E que não houve compra de votos.

Veja a seguir documentos que foram investigados pela Polícia Federal, que contém uma lista de beneficiários com dinheiro, telhas dentre outras vantagens e o pedido de cassação de registro de candidaturas e dos diplomas de Patriota, Lúcia e Augusto Martinse, além da aplicação de multas e realização de uma eleição suplementar.





Por Nill Júnior

0 comentários: