08/05/2013

FUTURO DO RÁDIO NA WEB EM DEBATE HOJE, NO RECIFE

A internet e as mídias digitais trouxeram oportunidades de negócios para o rádio. As diversas maneiras de capitalizar recursos por meio das novas plataformas de mídia e as estratégias para atrair internautas para o dial estarão entre os temas do seminário Multiplataformas - a nova era do rádio, que acontece hoje, em Recife. Organizado pela ABERT em parceria com Asserpe, até as 18h no Hotel Transamérica Prestige Internacional, em Boa Viagem. Representando a Rádio pajeú, este blogueiro participa do evento.

Durante o evento, dois temas serão abordados: "WEB Rádio" e "Marketing digital para rádios". A pesquisadora e professora universitária Nair Prata falará sobre o primeiro, e a segundo será ministrado por André Quintão, consultor e desenvolvedor de soluções para web e mídias sociais.

Autora da premiada tese Webradio: novos gêneros, novas formas de interação (Intercom 2001), Nair Prata explica que as webrádios inauguraram um novo modelo de radiofonia. O processo de fusão entre rádio e web e chamado por ela de "radiomorfose", modifica os gêneros e as formas de interação no rádio, afirma a professora.



Além do áudio, o rádio na web pode incrementar a comunicação com textos, imagens e vídeos. Como o público jovem é o consumidor por excelência das novas mídias, os radiodifusores devem estar atentos às novas ferramentas digitais. “Com a digitalização temos um outro público, que não quer apenas ouvir, mas também contribuir”, afirma a professora.


                      Este blogueiro (acima) e Marcos Oliveira estão representando o Sertão no evento

As webrádios são recentes, surgiram há 15 anos, e ainda enfrentam desafios, principalmente na questão do modelo de negócios. Na opinião de Nair Prata, é fundamental que esse gênero de rádio encontre outras fórmulas para se manter.

Há diversas ferramentas disponíveis no mercado para fidelizar o público tanto no dial, quanto na internet, explica André Quintão. De acordo com ele, grande parte delas custa pouco e funciona na atração de público. “A ideia é criar mecanismos para atrair ouvintes para o rádio, o que deve se começar pela criação de um site institucional da emissora”, defende o especialista.



Por Nill Júnior 

0 comentários: