18/01/2013

VICE-PREFEITA DE TABIRA TEM RECURSO NEGADO PELO TCE E RECEBE MULTA DE R$ 4.980,00

A atual vice-prefeita de Tabira, Genedy Siqueira Brito, teve recurso (Proc. TC nº 1205689-3) negado pelo TCE-PE, referente à sua gestão na presidência da Câmara Municipal de Vereadores daquele município no exercício de 2011.

O recurso impetrado por ela tinha como propósito combater o conteúdo do Acórdão T.C. nº 1074/12, proferido pela Primeira Câmara daquela Corte de Contas, no julgamento do Processo T.C. nº 1270206-7 (Relatório de Gestão Fiscal da Câmara Municipal de Tabira, relativo ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2011), cuja decisão aplicou a ela uma multa no R$ 4.980,00, que deve ser recolhida ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal, em virtude da mesma não ter encaminhado o relatório de gestão no prazo devido.

Genedy alegou que a falha foi proveniente de sua assessoria, contudo, o TCE-PE não acatou sua argumentação mantendo e manteve a multa.
Confira a decisão do TCE:
PROCESSO T.C. Nº 1270206-7
SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 05/07/2012
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE TABIRA
INTERESSADA: Sra. GENEDY SIQUEIRA BRITO
RELATOR: CONSELHEIRO DIRCEU RODOLFO DE MELO JÚNIOR
ÓRGÃO JULGADOR: PRIMEIRA CÂMARA
ACÓRDÃO T.C. Nº 1074/12

TABIRA GANHA 50 CASAS DO MINHA CASA MINHA VIDA DO GOVERNO FEDERAL

A Secretária de Assistência Social de Tabira, Iêda Paulino, está chamando 50 famílias cadastradas ainda no governo do ex-prefeito Dinca Brandino para confirmarem o cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida do governo Federal. O Governo Sebastião Dias tem até hoje, dia 18 de janeiro, para enviar a documentação das famílias para o Governo Federal.

Anchieta Santos



Por Nill Júnior 

VEREADOR VAL DO BAR DENÚNCIA COMEÇO DE UM LIXÃO NA PE-402

O vereador Val do bar entrou em contato com o blog Tabira de Todos,neta sexta feira 18/01, para fazer uma denuncia, sobre um verdadeiro lixão que esta se transformando ao lado da PE-402, que liga Tabira à Água Branca, o lixão é depôs da ponte dos paulinos, e para piora a situação agora estão jogando animal morto.

O vereador Val disse que isto é um descaso e não pode continua assim, aqui passa muita gente fazendo caminhada de manhã e a tarde, e tem que se toma uma providência isto não pode continua assim finalizou Val.


(Fotos Pedro Pereira)

I edição da Sexta Cultural foi realizada em Tabira.



Locutor Vagner Leandro e os Poetas Arnaldo Pessoa e Edivando Nogueira.
Na ultima sexta-feira, 11 de janeiro de 2013, foi realizado a I edição da Sexta Cultural, no Bairro Espírito Santo Velho, em Tabira. O evento teve início ás 20h00min, no Hause Bar do nosso amigo Eberson.

A I edição da Sexta Cultural apresentou à dupla “Os Populares da Viola” Edivando Nogueira e Arnaldo Pessoa, e ainda participou declamando no evento, os poetas declamadores Vagner Leandro, Orlando Leandro e Adeval Soares. Foi um verdadeiro show de cultura para o público presente, muito improviso, recital e canções. Confira nas fotos.


Por Vagner Leandro

ex-coveiro ganha bolsa para se preparar para prova da OAB

Hamilton da Silva se formou bacharel em direito este mês.
'Minha idade não permite errar, só acertar', acredita o candidato a advogado.

Hamilton Rocha recebendo o diploma.
(Foto: Reprodução / TV Globo)

O sonho de ser advogado está cada vez mais próximo de Hamilton da Silva, 44 anos. Trabalhando como coveiro, ele conseguiu pagar a faculdade de direito e se formou em janeiro deste ano. O próximo desafio para Hamilton, que mora no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, é ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dessa vez, ele conseguiu uma ajuda: a equipe de um curso preparatório soube da história e resolveu dar uma bolsa para o ex-coveiro.

Tímido, Hamilton conta que recebeu a novidade com um pouco de receio. "Eu sou uma pessoa muito acanhada, não gosto de divulgação. Minha vida é do trabalho para casa, da casa para o trabalho, agora estudando. Ainda não me acostumei com as pessoas me parando na rua. Desde que saiu a reportagem, é o telefone tocando o tempo todo. No dia da formatura mesmo, todo mundo queria tirar foto comigo", conta.

G1 PE

Energia para poluir



Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco


Energia sem dúvida é um dos temas mais relevantes neste século XXI. É da cadeia produtiva da energia hoje utilizada no mundo, que se produz a maior quantidade dos chamados gases de efeito estufa (GEE), que tem provocado o aumento médio da temperatura do planeta, e assim as mudanças climáticas e todas suas conseqüências.

Para efeitos didáticos se classifica a fonte energética em não renovável e renovável. As não renováveis são aquelas predominantes no mundo, correspondendo a mais de 2/3 do consumo mundial. Provêm dos combustíveis fósseis: petróleo/derivados, carvão mineral, gás natural.  E também dos minérios radioativos. Por sua vez são esgotáveis, possuindo alto potencial poluente, e produzindo gases e resíduos altamente prejudiciais à saúde humana, de todos seres vivos, e do meio ambiente. Já as fontes renováveis, são inesgotáveis oriundas da própria natureza, do Sol, dos ventos, da biomassa (toda matéria orgânica), das águas dos rios, mares e oceanos; possuindo baixo potencial poluente.

Estes energéticos não renováveis, da revolução industrial até os dias atuais, tiveram um papel de destaque na chamada sociedade moderna. Receberam e recebem dos governos, apoios extraordinários no que concerne aos recursos financeiros e aos subsídios. No Brasil esta situação não é muito diferente, bastando verificar o montante de recursos alocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para os combustíveis fósseis, em particular o petróleo e gás natural, em relação às fontes renováveis de energia.

Menina de cinco anos morre com um tiro disparado por irmão, em PE

Uma menina de cinco anos morreu após ser atingida por um tiro no município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Segundo a polícia, a menina estava em casa com o irmão quando o garoto, de nove anos, realizou o disparo acidental com a pistola do pai. Os pais não estavam na residência e os disparos foram ouvidos pelos vizinhos.

A bala atingiu o peito da criança, que chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com o delegado resposável pelo caso, Paulo Roberto Amorim, os pais podem responder por vários crimes. “Estão inclusos os crimes relativos à omissão de cautela, por deixar armas de fogo próximo a crianças, posse irregular de arma de fogo e também abandono material dos filhos, uma vez que as crianças estavam sós em casa”, conta o delegado.

O corpo da garota foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste.

G1-PE

PATRIOTA ACOMPANHA MUTIRÃO DE LIMPEZA E AJUDA NO RECOLHIMENTO DO LIXO


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira reuniu lideranças comunitárias de todos os 18 bairros e comunidades do município para convocar voluntários a atuarem em um grande mutirão de limpeza urbana. O mutirão foi intitulado “Meu bairro é limpeza” e conseguiu reunir 175 voluntários. Desde a última segunda-feira (14) eles atuam, pela manhã (das 6h30 às 11h), recolhendo o lixo acumulado nos terrenos baldios, praças, ruas e descampados da cidade.

17/01/2013

EDY FREITAS PARTICIPA DO BALAIO CULTURAL DA CULTURA FM EM TABIRA


Hoje na Rádio Cultura FM104,9.www.culturafmdetabira.com. O artista tabirense Edy Freitas. Esta no programa de Júnior Alves, no Balaio Cultural, Ele dança, canta e faz imitações, ganha a vida fazendo apresentações.

“O BLOCO VEIO MESMO PARA CONTRARIAR" - DIZ PAULA AMARAL‏

Nesta quarta-feira dia 16 de janeiro de 2013, Léo Brasil recebeu em sua bancada de entrevistas a Professora Paula Amaral. A mesma foi convidada para falar sobre o Bloco “Só Pra Contrariar” e deixar alguns assuntos bem limpinhos.



No primeiro bloco do programa o Radialista fez perguntas referentes ao bloco. Paula Amaral na ocasião disse que o bloco está aberto a todas as pessoas, que não é um bloco da oposição como muitos estão por aí pregando ou colocando em matérias de Blog. Ela falou muito bem sobre os patrocinadores, pela consequência de que todos foram chamados de "derrotados". Falou sobre a tão famosa quarta ingrata. Para ela todos os dias são iguais e se fosse preciso todos seriam ingratos. Léo perguntou a Professora sobre as camisas se eram limitadas e como poderia ser adquirida. Paula afirma que por ser o primeiro ano, as camisas foram limitadas a 200 e pediu que quem desejasse procurasse a comissão para reservar, pois, está no final já.

Bloco Se Tu Não Quer Tem Quem Queira

A direção do Bloco Se Tu Não Quer Tem Quem Queira avisa a todos os foliões que nesse próximo sábado dia 19 as camisas estarão a venda nos demais pontos da cidade que em breve serão divulgados.


Os Tabaqueiros, personagens do carnaval de rua de Afogados da Ingazeira, estarão participando do projeto Vias das Artes na cidade de Triunfo – PE


Programação

19/01/13 | Sábado | Encontro de Brincantes

Isaias Lima, Caretas de Triunfo, Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira, Caiporas de Pesqueira, Ursos, Burrinhas, Jaraguás, Cambindas de Triunfo, Cambindas Velhas de Pesqueira.

19h30 | Casa do Careta – Concentração

20h30 | Praça Carolino Campos

Os Tabaqueiros contam com o apoio cultural da Secretaria de Cultura e Esportes e da Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira.

Por:Beijamim Almeida

Morre Clayton Silva, dono do bordão "Tô de olho no Sinhô", atua em "A Praça é Nossa"

O ator Clayton Silva, que atuava na "A Praça é Nossa" e que ficou conhecido pelos bordões "Tô de olho no sinhô" e "Êta Fuminho Bão", será cremado no Cemitério da Vila Alpina, nesta quarta-feira (16). O velório acontece em Indaiatuba, onde o humorista residia há mais de 10 anos. O comediante morreu na tarde desta terça, ao 75 anos, no Centro Médico de Campinas, onde estava internado desde o dia 27 de dezembro.




POR:UOL,

Três menores serram as grades e fogem da FUNASE de Arcoverde

O fato ocorreu na madrugada dessa quarta-feira (16). Segundo informações do diretor da FUNASE, dois infratores de 16 e um terceiro de 17 anos serraram a grade do quarto nº 07, onde estavam internados, e fugiram. Rondas estão sendo realizadas com intuito de capturá-los.
Por Luiz Carlos Fernandes

16/01/2013

População de Pesqueira, PE, utiliza água de barragem de área indígena



A cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano, está enfrentando o problema da seca com uma solução emergencial. A população utiliza a água que resta na barragem de Pão de Açúcar, que fica em terras indígenas.

"A sobrevivência da família depende dessa água e há uma preocupação muito grande de a gente ficar sem ela", conta a professora Paula Feitosa.

Aproximadamente 200 litros de água saem de Pão de Açúcar pelo leito do rio, mas apenas 65 litros chegam à estação elevatória, de onde é distribuída a Pesqueira. De acordo com o gerente da Compesa Edevaldo Alves, não está sendo possível abastecer toda a cidade. "Não conseguimos tirar a barragem do colapso, temos de 25 a 30% do que seria necessário para atender o município", conta.

IFPE abre inscrições para 212 vagas de cursos à distância

Os interessados em fazer os cursos à distância de graduação em gestão ambiental e licenciatura em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) podem se inscrever gratuitamente a partir desta segunda (14) para concorrer a uma das 212 vagas disponíveis no site da instituição.

POETA PAJEUZEIRO VINÍCIUS GREGÓRIO LANÇA CD DE DECLAMAÇÕES



O poeta pajeuzeiro, Vinícius Gregório, lança no próximo sábado, dia 19, no Marcelo’s Bar, em São José do Egito, o seu primeiro CD de declamações, com a presença de diversos artistas.

Vinícius, que tem 25 anos e há onze escreve poesias. Lançou seu primeiro livro,Hereditariedade, aos 20 anos. Conta ele que o CD era uma cobrança constante dos admiradores do seu trabalho, pois muitos gostavam de vê-lo declamar e não se contentavam em apenas ler suas poesias, queriam ouvi-lo. E foi isso que o inspirou a gravar.

IDENTIFICADAS VÍTIMAS DE ACIDENTE NA PE-292 EM AFOGADOS

Trevo da PE-292 que liga Afogados, Ingazeira e Iguaracy
Foram identificadas as duas vítimas do grave acidente de moto na PE-292, trevo entre Afogados e Ingazeira. As vítimas são José Edílson da Silva, 18 anos e Neurandir Batista da Silva, 22 anos, residentes em Ingazeira. José Edílson sofreu traumatismo craniano, enquanto que Neurandir fraturou o pescoço. Os corpos estão no Hospital Emília Câmara aguardando liberação.

Acidente: De acordo com informações colhidas por Celso Brandão para a Rádio Pajeú, as vítimas saíram de Ingazeira em uma motocicleta por volta das 22h, com destino à cidade de Iguaracy e, provavelmente, sobraram em uma curva no trevo, vindo a falecer no local. Apesar de terem sido encontrados apenas às 05h30 de hoje, o acidente aconteceu por volta de 22h30 da noite de ontem. Pela fratura sofrida na região do pescoço, acredita-se que Neurandir Batista estivesse conduzindo a motocicleta. Ambos usavam capacetes.

Por Nill Júnior

15/01/2013

Zezé Polessa briga com motorista da Globo, que infarta e morre

Um motorista da Globo, já idoso, morreu nesta segunda-feira (14), após uma briga com Zezé Polessa. 
Segundo uma fonte da emissora, o motorista ficou encarregado de levar a atriz para uma gravação externa. No entanto, a locadora de carros teria passado o endereço errado para o profissional.
Ao invés de ir para o Recreio, os dois foram parar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Zezé Polessa teria culpado o motorista pelo erro e brigado com ele. Após deixar a atriz na locação correta, o profissional começou a passar mal.

Motorista que infartou após discutir com Zezé Polessa passava mal há um dia Ele ligou para o chefe e avisou que iria para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, sentindo fortes dores de cabeça.
No hospital, ele não resistiu e acabou morrendo após sofrer um infarto.
A atriz ainda não teria sido informada da morte do motorista e a produção da novela estaria revoltada com a situação e a conduta da artista. 

Do R7

COMEÇA REUNIÃO DA DIOCESE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA COM OS PREFEITOS DO SERTÃO DO PAJEÚ

(Júnior Finfa)
Já me encontro na cidade de Triunfo, onde neste momento começou a reunião da Diocese de Afogados da Ingazeira, com os prefeitos da região do Pajeú, o Bispo Dom Egídio Bisol e todos os padres da diocese encontram-se presentes, Dom Egídio, fez a apresentação, e todos os padres e prefeitos se apresentaram individualmente.

(Fotos Júnior Finfa)

Prefeitos presentes:José Patriota (Afogados da Ingazeira, Sebastião Dias (Tabira), Dêva Pessoa (Tuparetama),José Vanderley (Brejinho), Arquimedes Machado (Itapetim), Francisco Dessoles (Iguaracy), Zé Mário (Carnaíba), Luciano Torres (Ingazeira), Romério Guimarães (São José do Egito), Cida Oliveira (Solidão), Soraya Murioka (Flores), Luciano Duque (Serra Talhada) Dr. Bartolomeu Carvalho (Mirandiba)e Zé Pretinho (Quixaba), faltaram os prefeitos de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, Santa Terezinha.