09/03/2013

Vaticano tem clima de expectativa, mas poucos turistas circulam no local

VATICANO - A três dias do início do conclave, a expectativa predomina e poucos turistas circulam em frente à Basílica de São Pedro – local normalmente lotado, onde o papa saúda os fiéis. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a primeira votação para a eleição do papa – no conclave, marcado para terça-feira (12) – começará às 17h. Mas os 115 cardeais estarão preparados logo cedo a partir da missa que precede o início das atividades.

A previsão é que ocorra apenas uma votação, no final da tarde. Mas o porta-voz indicou que, se não houver consenso, nos dias posteriores deverão ser feitas duas votações diariamente.

No primeiro dia, após a missa, os cardeais seguirão do alojamento para o Palácio Apostólico, depois em procissão irão da Capela Paulina para a Capela Sistina. Na Capela Sistina, eles farão o juramento – no qual se comprometem a manter sigilo sobre tudo o que ocorrer durante o período de votações. Só depois começa a votação em si.

Não há um prazo definido para duração de cada votação. Mas a expectativa é que no começo da noite seja concluída e, logo após, servido o jantar no alojamento onde ficam todos os cardeais. No dia seguinte, há o café da manhã seguido de missa e o mesmo ritual do dia anterior.

POESIA DO PAJEÚ REINA NA QUINTA CULTURAL.

A segunda edição da Quinta Cultural de 2013 abriu espaço para as vozes poéticas do Sertão do Pajeú, terra nacionalmente reconhecida como berço da poesia. O evento ocorreu ontem (07) à noite, para um público que lotou a praça de alimentação de Afogados da Ingazeira.
A noite de poesia foi aberta com a apresentação do grupo de choro de Carnaíba, tocando os grandes clássicos do chorinho, ritmo genuinamente brasileiro. Poetas de várias idades, estilos e linguagens, se revezaram no palco montado pela Secretaria de Cultura e Esportes. Wellington Rocha e Dayane, as irmãs Helenilda e Erivoneide Amaral abriram a programação. Em seguida foi a vez da dupla de repentistas Zé Carlos do Pajeú e Diomedes Mariano cantarem as coisas do Sertão.

A quinta cultural também foi palco para o lançamento do CD “Pajeú de nós 2”, obra dos poetas Alexandre Morais e Genildo Santana, que recitaram alguns dos trabalhos contidos no disco, que estava sendo vendido no local ao preço de 10 Reais. O lançamento do CD, em Tabira, ocorrerá no próximo dia 17 de Março, no Bar do Arroz. A festa da poesia sertaneja foi prestigiada pelo poeta Dedé Monteiro, que também deu o ar de sua graça recitando alguns dos seus belos versos.
Além dos poetas que estavam previstos na programação, a Quinta Cultural abriu espaço para que jovens talentos, a exemplo do poeta Vinícius Gregório, pudessem divulgar a sua arte. A próxima edição da Quinta Cultura está agendada para o dia 28 de Março. A quinta cultural é uma realização da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.


Postado por Italo Renan

RELANÇADO EDITAL DO CONCURSO DE QUIXABA

A Compass, contratada pela Prefeitura de Quixaba para realização de seu Concurso Público, já disponbilizou o EDITAL DE RETIFICAÇÃO 003/2013,com todas as informações para candidatos que queiram se inscrever ou que já tenham feito inscrição arteriormente.O novo período de inscrições acontece de 11 a 27/03/2013.

Segundo a Compass, os Candidatos que se já estavam inscritos, mas não tinham pago o boleto da taxa de inscrição, basta acessar o site a partir de 11/03 até 27/03 para imprimir novo boleto e efetivar sua inscrição. Já os candidatos que estavam inscritos e com a taxa de inscrição paga, devem aguardar o período de entrega dos cartões de inscrição.

Clique na imagem e veja o Edital de Retificação

Concurso e Seleção anunciados : Falando à produção do Programa Manhã Total (Rádio Pajeú), o prefeito de Quixaba, Zé Pretinho, confirmou que a seleção anunciada anteontem nada tem a ver com o concurso recentemente cancelado após orientação do TCE, que será retomado.

A Prefeitura divulgou edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de 128 profissionais. Esta seleção será composta por uma única etapa, análise curricular, concomitante a análise dos documentos comprobatórios das informações fornecidas na ficha de inscrição do candidato. As inscrições estarão abertas no período 07de março a 15 de março de 2013, das 08h às 12h horas, na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Quixaba. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 5.500,00.

Faltam duas : Com Quixaba cumprindo o que vem prometendo e realize o concurso, vão passar a ser duas as prefeituras que ainda devem explicação aos concurseiros do Pajeú. Sobre o concurso de Serra Talhada, a Prefeitura ainda não apresentou uma solução para o concurso não realizado por problemas com a empresa Metta. A prefeitura de Brejinho também marcou três datas para realizar a prova de um concurso público com mais de 2 mil inscritos e até hoje a prova não aconteceu.

Por Nill Júnior

EREM PROFª. CARLOTA BRECKENFELD realiza atividades em Comemoração Dia Internacional da Mulher

A Escola de Referência em Ensino Médio Professora Carlota Breckenfeld, realizou nesta sexta-feira (08/03/2013) na referida escola atividades com os alunos para homenagear as mulheres do nosso Brasil.

As atividades ocorreram durante o dia com debates, elaboração de cartazes, músicas, peças teatrais e apresentação de entrevistas. Os alunos elaboravam os trabalhos em sala e ao término seguiam para o refeitório para apresentações.

O evento foi realizado pelos alunos e professores com apoio da equipe gestora.









Texto e Fotos: Marcelo Ramos

Escola Esmar realizou passeata em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 
 Como previsto no calendário de datas comemorativas da Escola Esmar foi vivenciado durante toda a semana ( de 04 a 08 de março), atividades voltadas aos valores e conquistas das Mulheres na “ I Semana Cultura de Valorização a Mulher”, com a culminância na sexta-feira, dia 08, com uma passeata tendo como rota o centro da cidade, prefeitura e em seguida retorno a Escola, na ocasião foram expostos os trabalhos produzidos pelos alunos durante toda a semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Com o empenho de toda a Equipe: direção, coordenação pedagógica, professores e pais o movimento foi observado pela população local que admirava a simplicidade, organização e sucesso do mesmo.

Parabéns, Escola Esmar !


A PREFEITA DE FLORES SORAYA MORIOKA E SEU MARIDO KASUO MORIOKA, SOFRERAM UM ACIDENTE NA BR 232, PRÓXIMO A CIDADE DE CUSTÓDIA.


Por volta das 18h desta sexta feira 08, dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a prefeita de Flores Soraya Morioka e seu marido Kasuo Morioka, sofreram um acidente na BR 232, próximo a cidade de Custódia.

A prefeita e seu marido estavam seguindo para o Recife, quando chegando próximo a cidade de Custódia, um caminhão-tanque que vinha em sentido contrário, foi desviar de animais soltos na BR, e assim invadiu a faixa contraria onde se encontrava o Corolla da prefeita, que na ocasião dirigia o referido veículo.
O marido de Soraya Kasuo, foi retirado rapidamente do local, e encaminhado ao hospital de Custódia. Já a Prefeita Soraya Morioka, ficou presa nas ferragens por volta de 2horas até a chegada do Corpo de Bombeiros de Serra Talhada. A prefeita estava consciente.

Assim que foi retirada das ferragens,a prefeita foi em uma ambulância para a cidade de Arcoverde. De la Soraya e Kasuo Morioka foram encaminhados de helicóptero para a cidade do Recife.

segundo informações, Kasuo sofreu leves escoriações, pois vinha no banco do passageiro. Já a prefeita não apresentou fraturas expostas, mais sofreu muito com a pancada que foi toda do seu lado. Os dois vão ficar em observação e fazendo vários exames e radiografias para avaliar melhor o quadro clínico de ambos.

QUEM SÃO OS DESBRAVADORES

Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reunem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!
O Clube de Desbravadores Gaviões do Sertão da cidade de Tabira-Pe, reúnem-se todos os domingos na Escola Arnaldo Alves, sempre as 09h00min
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.


VENHA FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DO CLUBE DE DESBRAVADORES.

08/03/2013

Moradores denunciam entulho acumulado na avenida Antônio Pereira Amorim.

As fotos foram tiradas hoje(8), e como se vê muito entulho ocupa a avenida Antônio Pereira Amorim na saída para Aguá Branca-PB. O Jornal Tabira teve conhecimento do fato após ser feita no Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade a denúncia de que a localidade estava nesta situação. Pelo que se pode ver o problema é gerado por algumas construções que despejam as metralhas no meio da avenida ocupando até lugares destinados a pedestres. Agora é esperar uma solução por parte do Governo Municipal que ainda não se pronunciou a respeito do caso.





Postado por Italo Renan

2 ANOS DA TRAGÉDIA DE FUKUSHIMA

Há dois anos, em 11 de março de 2011, o mundo soube da tragédia de Fukushima: um fortíssimo terremoto e um tsunami de grandes proporções, a que se seguiu a explosão de uma usina nuclear com todas as consequências de um acidente nuclear: a difusão de radioatividade, que permanecerá ativa durante anos, ameaçando muitas gerações.

As noticias que chegam do Japão são cada vez mais preocupantes. Segundo o jornal Asahi Shinbum, há poucos dias perto da usina, foi encontrado um peixe com 5 mil vezes mais radioatividade que o permitido por lei, o que pode indicar que a usina destruída continuacontaminando o meio ambiente e trazendo riscos para a saúde humana. Sabe-se também que um desastre ainda pior pode ocorrer se outro tremor destruir a piscina de refrigeração, onde 264 toneladas de varetas de combustível usado, contendo grande quantidade de césio-137, aguardam destino final. A dimensão do problema pode ser avaliada se considerarmos que 19 gramas desse mesmo césio 137 provocaram um grande número de vitimas em Goiânia, no Brasil, em 1987.

CAMINHÃO CAPOTA NA BR 232 ENTRE CUSTÓDIA E SERRA TALHADA

Na manhã desta sexta feira 08, por volta das 10 Hs, um caminhão carregado de sandálias, de placas HUL - 6794 que seguia pela BR 232 entre Custódia e Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, nas proximidades do Km 405, acabou saindo fora da pista e capotando. Informações de populares dão contas de que o motorista foi vitima de outro automóvel que acabou lhe fechando em uma ultrapassagem. O motorista que não teve nome identificado, foi levado para o Hospital de Serra Talhada . A PRF esteve no local para que fossem tomadas as providências 
cabíveis.As fotos e informações são do companheiro Benjamim Leite do Flores News.

 POR CAUÊ RODRIGUES

ADUTORA DO ROSÁRIO É INAUGURADA NA CAPITAL DA POESIA

Depois de quase 1 ano de espera,o governador assinou a ordem de serviço em 15 de maio do ano passado, finalmente foi inaugurada pela Compesa a adutora que tirou o município de São José do Egito, a 412 km da capital, do colapso no abastecimento.

A adutora tem 54 quilômetros de extensão e parte da Barragem do Rosário, na cidade de Iguaracy.

Segundo o presidente Roberto Tavares, a Compesa investiu R$ 10,5 milhões na obra, garantindo uma oferta de 40 litros de água por segundo, o suficiente para abastecer toda a cidade, que se encontrava com água racionada há mais de 1 ano.

O racionamento na base de 1 dia com água e 30 sem foi um dos motes da última eleição municipal.

O então prefeito Evandro Valadares (PSB) prometeu ao povo que a água chegaria antes da data da eleição.

Como a água não chegou, o racionamento impulsionou a candidatura do prefeito eleito Romério Guimarães (PT).

 por Marcello Patriota

PREFEITOS SERTANEJOS COMEMORAM PARTILHA. REPASSES DE ROYALTES DEVEM AUMENTAR ATÉ 600%

Votação da derrubada do veto no Congresso foi tumultuada ontem

Prefeitos sertanejos comemoraram muito a decisão do Congresso de derrubar o veto presidencial sobre a partilha dos royalties. Eles tem razão de festejar. Para que se tenha uma ideia, o percentual médio de aumento dos repasses referentes aos royaltes pode chegar a 600%. Esse percentual se aplicará a todas as cidades.

O Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da AMUPE, José Patriota, informou que a vitória dos municípios na questão é a vitória da sociedade. "É no município onde as pessoas vivem, trabalham, constroem suas vidas. É no município onde estão os problemas que mais afetam a população e que exigem as soluções mais urgentes. Com o veto, ganham os municípios, ganha o Brasil, ganha o povo," afirmou Patriota.

Para se ter uma ideia da importância da derrubada do veto, Afogados da Ingazeira recebeu, em 2011, R$ 212 mil referente à partilha dos royalties e a participação especial de petróleo em mar. Com o veto, já este ano, Afogados receberá R$ 1.311.011,00. segundo informação da Assessoria de Comunicação A proporcionalidade é a mesma para todas as cidades.


Por Nill Júnior

O Poeta Dedé Monteiro homenageia sua sobrinha Roberta no dia do seu aniversário


Parabéns, minha sobrinha!
Você está muito bem!
Não vamos falar em números
Que é coisa que não convém,
Não precisa e nem carece...
Mesmo você nem parece
Ter a idade que tem.

Fazer conta não dá pé,
Pois deixa a cabeça tonta
Até dezenove anos,
Nem pesa nem amedronta.
Depois que passa dos vinte,
A saída é a seguinte:
Festejar sem fazer conta...

Nesta noite especial
Minha estrofe fica esperta,
Minha inspiração se aguça,
Minha rima não aperta.
E é isto que a gente quer.
A semana é da mulher
E esta noite é de ROBERTA.


Dedé Monteiro

07/03/2013

A beleza e o charme das policiais femininas do 23º BPM


Aceitas na briosa Polícia Militar de Pernambuco - PMPE há alguns anos, as mulheres ganharam espaço na corporação, mostrando que é possível manter a feminilidade mesmo fardadas. Lindas, jovens e atraentes, elas vêm despertando a atenção não só pelo trabalho, mas também pelo charme e pela beleza.

Vânia Freitas, tem 24 anos, e é lotada na 3ª Companhia, sediada na cidade de São José do Egito. Muito além do rosto bonito e corpo perfeito, Vânia tem a difícil missão de proteger a cidade da violência, na condição de policial militar.

Uma frase bastante lembrada pela policial em tela: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar”. Da escritora Clarice Lispector.


por Itamar França

Codevasf vai lançar 7 milhões de alevinos no São Francisco em 2013‏



Cerca de sete milhões de alevinos de espécies nativas deverão ser soltas no rio São Francisco em 2013, por meio de uma centena de peixamentos em pontos diferentes da bacia. Essa ação tem como objetivo a recomposição da ictiofauna de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos na bacia do São Francisco. Além da revitalização desses ambientes, busca a sustentabilidade da atividade pesqueira com o aumento da abundância de peixes e a diminuição dos efeitos dos impactos ambientais sobre grande parte das espécies mais visadas. Também pretende recuperar peixes que encontram-se ameaçados de extinção.

Em 2012, foram produzidos cerca de 11,8 milhões de alevinos nos sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, administrados e operados pela Codevasf. No mesmo ano, foram realizados 33 peixamentos. Para 2013, a meta dos centros é subir a produção para 15 milhões de alevinos, sendo que 7 milhões, espécies nativas do Velho Chico, serão lançados no rio em 100 operações de soltura de peixes.

SERRA : GARIS RECEBEM FARDAMENTO

Com a presença da Primeira Dama, Karina Rodrigues, o Governo de Serra Talhada, entregou na tarde desta quarta-feira (6) fardamento aos Garis do Município.

Segundo a Primeira Dama, o fardamento dos Garis é o início da identificação do Governo Luciano Duque, mas é sobretudo uma atitude de “respeito para com a classe, pois eles precisam se vestirem adequadamente com vestimenta corretas que lhes traga proteção, inclusive contra os raios solares”, declarou Karina.

O novo fardamento consta de equipamentos de segurança como faixas reflexivas, botas e luvas. O ato aconteceu na Diretoria de Limpeza Urbana e na oportunidade foram distribuídas 130 fardamentos.

“Vamos também personalizar outros setores da prefeitura, estamos fazendo os levantamentos para paulatinamente personalizarmos o novo governo”, informou a Primeira Dama.

Por Nill Júnior 

CIOSAC cumpre mandado de prisão e apreende armas e munições na zona rural de Custódia

Nesta quinha-feira (07/03), por volta das 06:10 horas, policiais militares da CIOSAC, juntamente com a 2º seção, também da CIOSAC, cumpriram mandato de busca e apreensão na residência de JOSÉ CLOVES DA SILVA, residente no Sítio Balança, zona rural de Custódia (PE), o qual tinha em seu desfavor um mandato de prisão expedido pela comarca de Flores (PE).
Na residência do imputado foram apreendidos os seguintes materiais: 01 espingarda cal. 32, Marca CBC, modelo 651 de nº 125479; 01 revólver cal. 38 oxidado, capacidade para 6 munições, marca Taurus de nº NH 101241; 01 Rifle cal. 22, marca URKO, semi automático de nº 16017; 01 cartucho de metal CBC cal. 32 carregado; 14 cartuchos de metal cal.32descarregados; 01 cartucho cal. 22 intacto; 09 cartuchos cal. 38 marca CBC intactos; 01 carregador para rifle cal. 22; 01 jet-load, pequena quantidade de chumbo, pólvora e espoleta.
O acusado foi detido e conduzido para delegacia de polícia civil de Custodia, onde foi atuado em flagrante delito. PBelmonte.


(POR CAUÊ RODRIGUES)

QUINTA CULTURAL E FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SÃO JOSÉ DO EGITO: FINAL DE SEMANA ANIMADO NO PAJEÚ


Fonte Tarcio Viu Assim

Diretora de Cultura deixa o governo Sebastião Dias em Tabira

Depois de perder nomes nas áreas de comunicação (Genildo Santana e Paulo Silva) e de Saúde (Joselito Rodrigues, que foi anunciado como diretor e depois desistiu), agora a baixa na administração do prefeito Sebastião Dias aconteceu na Cultura. Neide Nascimento, diretora de Cultura, deixou o governo. A justificativa foi falta de tempo para conciliar o cargo com a vida pessoal. Noticias que chegam ao Rádio Vivo, dão conta de que Neide não estaria concordando com a política cultural implantada pelo Secretário Edygley Freitas.

 Informou Anchieta Santos.
Jornal Tabira

EGIPGIENSES FAZEM RECLAMAÇÕES DO GOVERNO ROMÉRIO GUIMARÃES

(Por Anchieta Santos)

Coincidentemente enquanto o prefeito petista Romério Guimarães concedia entrevista a Nil Junior na Rádio Pajeu, moradores de São Jose do Egito por cartas e telefone reclamavam na Rádio Cidade FM de Tabira do tratamento dado à educação pelo gestor.
Entre as denuncias: auxiliar de enfermagem na sala de aula: enfermeira atuando como secretária de escola; concluinte do Programa Travessia atuando como professora; gastar dinheiro com festas enquanto as escolas são obrigadas a promover rifas para aquisição de material escolar.
Procurada, a Secretária de Educação Acidália Siqueira participava de uma reunião e não pode responder as denuncias.


(Tabira Noticía)

Casa de Saúde faz campanha de mamografia gratuita

A Campanha quer despertar a atenção para a importância do diagnóstico precoce

Para divulgar a importância da detecção precoce do câncer de mama, o Centro Hospitalar Dr. José Evóide de Moura – CHDJEM está realizando exames preventivos gratuitos de mamografia. Mulheres que têm entre 40 a 69 anos podem fazer o exame de mamografia. O exame é gratuito e basta apenas fazer agendamento de segunda a sexta-feira, portando RG, CPF e cartão SUS. De acordo com o médico Júnior Moura, a mamografia é um exame para detecção das doenças da mama no seu estágio mais inicial e, principalmente, para o diagnóstico precoce do câncer, o que possibilita tratá-las com mais facilidade.
Por Itamar França


06/03/2013

O QUE É A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?




O QUE É A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?

A proposta da Grande Mobilização da Saúde é realizar uma grande ação unificada pela internet, ou seja, na data estabelecida (07 de abril de 2013) os profissionais da saúde acessarão sites das Secretarias de Saúde de seus municípios, estado e do Ministério da Saúde para manifestar-se sobre questões que envolva melhores condições de trabalho. Na referida data também acessarão o Twitter, Facebook, Blog’s, YouTube etc., ligados as referidas secretarias e procederam da forma indicada.

QUAIS OS OBJETIVOS DELA?

Manifestar-nos mais diversos recursos interativos as necessidades laborativas das categorias que compõem a SAÚDE. Certos de que ao melhorar a condição de trabalho desses profissionais, inevitavelmente projetam-se qualitativamente melhores condições dos serviços da saúde. A busca por melhores condições de trabalha está intimamente ligada melhoria na qualidade dos serviços públicos de saúde, prestados a maioria da população brasileira, que depende de tais serviços.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Tantos os profissionais da saúde, irrestritivamente, como toda a sociedade. A população precisa ser ouvida. A participação dela é fundamental nessa GRANDE MOBILIZAÇÃO.

QUANDO IRÁ ACONTECER?
A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE está agendada para ocorrer no dia 07 de abril de 2013 (próximo mês).

QUAIS AS INSTITUIÇÕES QUE TEM APOIADO A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
Sindicatos dos profissionais agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dos auxiliares e técnicos de enfermagem, de enfermeiros etc.

NECESSIDADES (PREVIAS) DA MOBILIZAÇÃO
Mobilizar a categoria para divulgar o evento o mais rápido possível. Carda curtida, cada compartilhamento, envio de e-mail, nota etc., voltados à divulgação do evento é fundamental nesse momento.

Juntos, Somos Mais Fortes!

Fonte:jornal dos agentes de saúde do Brasil (por Sandro Ferreira)

Alguns dos pioneiros do futebol tabirense

Na foto abaixo, registrada no ano de 1956, estão os atletas da Associação Esportiva Tabirense. Se você tiver fotos históricas de familiares e quiser que a gente registre aqui no blog Tabira em Tempo, é só mandar pra gente. Na equipe abaixo, o que está agachado, apoiado na bola é Jotinha (já falecido),pai do blogueiro Sandro Ferreira.


Em pé: Samuel, Zé de Gerônimo, Mestre Biu, Ismael Mascena, Ramiro, Jola, Geraldo e Bino. Agachados: Isnaldo Mascena, Toco, Jaci Pires, Jotinha, Pedrinho Amorim e Xavier.
Postado por Tabira em Tempo

Inscrições para os Cursos Técnicos à distância do Polo Tabira encerram-se nesta quinta-feira

 (por Lidianne Symara)

As inscrições para os cursos técnicos a distância da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco encerram-se nesta quinta-feira, 07/03. O Polo de Educação a distância de Tabira está com oferta de vagas nos cursos Técnicos em Administração, Biblioteca, Informática, Logística, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos. As inscrições devem ser realizadas através do site da Secretaria de Educação do estado www.seep.com.br .

Podem participar do processo seletivo os estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos.

A inscrição é gratuita, bem como todo o curso é feito sem nenhum custo para o aluno.

O processo seletivo será realizado a partir do dia 11/03 ao dia 22/03 com horários definidos no ato da inscrição, o estudante realizará uma avaliação on line no Polo de sua escolha. A prova conterá 20 questões, sendo dez de Língua portuguesa e dez de matemática.

Os estudantes aprovados terão carga horária semanal obrigatória no Polo de sua escolha, tais dias são definidos de acordo com o curso escolhido. Mais informações sobre o certame no site ou através do fone (87)38472366 no Polo de Educação a Distância de Tabira.

Faça já a sua inscrição, não perca essa oportunidade. O mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada e você pode ser o profissional que o mercado precisa, basta qualificar-se.

Gerente do IPA estranha que mesmo com a seca rebanhos de Serra Talhada "aumentaram"

O rebanhos de animais em Serra Talhada aumentaram diante da maior estiagem dos últimos 50 anos, pelo menos foi o que informou muitos produtores serratalhadenses para adquirirem o milho mais barato da Conab. O normal seria diminuir, pois todos sabem com a seca o número de animais mortos é alarmante que fez até um comprador vir de São José do Egito pagar R$ 0,10 por cada quilo de osso. Ele leva caminhões cheios.

Quem informa é o ele estranhou que numa região onde a seca praticamente dizimou o rebanho de grande parte dos houve registro de crescimento na quantidade do gado.

“Eu não quero crer que seja má fé dos agricultores dizendo que têm os animais, mesmo sem tê-los, somente para acessar políticas (oferecidas pelos governos para distribuição de alimentos). Eu acredito tenha sido em função do repasse de informação no momento do cadastro. Por isso a gente espera que os agricultores façam uma correção nas suas fichas junto a Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco)”, alertou o gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Serra Talhada, Fernando Nogueira, durante entrevista a este jornalista na Rádio A Voz do sertão AM, esta segunda-feira (04), .

O prazo para o fornecimento do milho mais barato terminou em 28 de fevereiro, mas como a seca permaneceu, mas o prazo foi prorrogado até maio. “É preciso que regularizem seus cadastros e sejam verdadeiros para que a gente não tenha problemas com omissões de rebanho”, cobrou Nogueira
.

Por Luiz Carlos Fernandes

PREFEITURAS COM MENOS DE 50 MIL HABITANTES TERÃO QUE DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES NA NET ATÉ 27 DE MAIO

A partir de 27 de maio, todas as prefeituras com menos de 50 mil habitantes terão que divulgar todos os dados relativos às suas receitas e despesas, em tempo real, na internet. É o que dispõe a Lei Complementar 131/2009, mais conhecida como Lei da Transparência, criada pelo senador amapaense João Capiberibe (PSB).

De agora em diante, todo e qualquer cidadão tem o direito de receber informações dos órgãos públicos, inclusive ter acesso às folhas de pagamento. Na prática, o acesso a estes dados direciona para o alcance de outros direitos, como melhorias na saúde, na educação, na segurança e demais áreas. “Em outras palavras, ao obter dados detalhados sobre como e quanto as instituições públicas e o governo investe, o cidadão passa a ter argumentos para exigir mudanças e melhorias nos serviços” – destaca o senador.

Ele lembra que as prefeituras com menos de 50 mil habitantes tiveram quatro anos para se adaptar à exigência de divulgação das informações. Apenas 612 cidades com mais de 50 mil habitantes estavam obrigadas a informar a execução orçamentária na internet desde 2011. A prefeitura que não cumprir a determinação pode ter os repasses da União suspensos e os gestores podem responder a processos por improbidade administrativa.

“Estas informações são um direito da sociedade brasileira e, por isto mesmo, deve estar atenta e cobrar a divulgação dos dados” – enfatiza Capiberibe.


Por Nill Júnior

Venezuelanos choram a morte de Hugo Chávez

Após a confirmação da morte do presidente Hugo Chávez nesta terça-feira (5), cidadãos da Venezuela se emocionaram. A onda de tristeza se espalhou pelo país e muita gente foi às ruas prestar homenagens