29/06/2013

Programação da Expoagro reflete negativamente nas vendas do comércio

 Não é de empolgação o clima entre os comerciantes de Afogados da Ingazeira com as vendas do comércio para a as festividades da Expoagro e Emancipação. Em contato com a produção dos programas Rádio Vivo/Cidade Alerta comerciantes dos setores de confecções e calçados reclamam que as atrações de 2013 não aqueceram as vendas. O principal nome da festa, o cantor Amado Batista, não motivou o público jovem a ir às compras.

Fonte Rádio Pajeú 

Sala da OAB do Fórum de Afogados da Ingazeira vai receber o nome do advogado Dilton Marcolino

O nome da sala da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil que será inaugurada
no Fórum Larindo Leandro Lemos, em 1º de julho, será o do advogado Dilton Marcolino, uma justa homenagem ao causídico que militou na Comarca de Afogados por há alguns anos. O ato de inauguração contará com a presença do Presidente do TJPE, do presidente da OAB local, Toscano, de advogados militantes na Comarca, familiares do homenageado, além de várias autoridades.
Itamar França

28/06/2013

AMURT REALIZA O 18º ARRAIAL


A Associação de Mulheres Urbana é Rurais de Tabira (AMURT), realizou ontem dia 25 de Junho de 2013, o 18º arraial. Varias mulheres e um grande publico se fizerão presente para prestigia a apresentação das quadrilhas juninas, Mulheres da 3º idade demonstrarão sua disposição é animação na hora de dançar.


HOMEM DEFECA EM PÚBLICO NA RECEPÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA EM GARANHUNS

“Chega de humilhação”! Um paciente com vários ferimentos provenientes de um acidente, necessitando fazer suas necessidades fisiológicas, e em virtude do banheiro estar interditado, teve que realizar ali mesmo, dentro da emergência do hospital, em uma lixeira, em frente a todos os outros pacientes que ali estavam sendo atendidos. Os outros pacientes, também do SUS observavam a cena atônitos. O constrangimento não se restringiu apenas a esse senhor, outros também passaram pela mesma humilhação, inclusive mulheres.

Essa não é uma cena que eu gostaria de divulgar, mas infelizmente é exatamente isso que acontece nos hospitais públicos: não há respeito algum pelos pacientes. Cadê o dinheiro que pagamos de impostos? Onde está a verba repassada? “Em tempo, os banheiros dos estádios estão em perfeitas condições de uso”.
(Blog do Dedé Seixas)
blog tv web sertão

Ex-vereador de Carpina, PE, é preso acusado de desviar R$ 800 mil

Ex-vereador de Carpina, PE, Edilson Gomes da Silva
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Foi preso no fim da manhã desta sexta-feira (28) o ex-presidente da Câmara Municipal de Carpina, Edilson Gomes da Silva. Ele é acusado de desviar R$ 800 mil em diárias durante o mandato de 2005/2012 e foi detido quando chegava ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para encontrar com seu advogado, sem saber sequer que havia um mandado de prisão emitido contra ele. A investigação criminal está sendo conduzida pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Civil. Edilson Gomes da Silva responderá pelos crimes de peculato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outros crimes ainda estão sendo investigados.

As diárias eram liberadas para que vereadores de Carpina participassem de congressos. Em entrevista, Edilson Gomes da Silva afirmou que assinou os documentos porque era gestor e tudo era perfeitamente legal. “Tudo vai ser esclarecido. Os vereadores participavam de congressos”, afirmou. Ele foi levado inicialmente à 11ª Delegacia Seccional de Goiana para prestar depoimento. Depois, foi mandado ao Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife para realização de exame de corpo de delito e, em seguida, será encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. “Ele acha que é inocente porque não precisava confirmar se o vereador ia ou não para os eventos”, comenta o promotor de Justiça Epaminondas Tavares.

Chapa 1 garante processo de interiorização do Cremepe

Lançada na semana passada para disputar as 40 vagas no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), a Chapa 1, intitulada “Renovar e Unir – Nós todos juntos faremos o Cremepe” anunciou sua carta-compromisso de campanha. E um dos principais itens do programa trata do processo de interiorização da entidade.

De acordo com a proposta da Chapa 1, serão criadas representações do Cremepe em todas as Diretorias Regionais de Saúde, garantindo uma ampla presença em todo o Estado, visando aproximar os médicos da sua entidade de classe e, ao mesmo tempo, assegurar uma melhor fiscalização e o cumprimento das normas profissionais e éticas que regem a medicina.

A eleição no Cremepe acontece nos dias 5 e 6 de agosto. A Chapa 1 traz no seu conjunto nomes de peso da categoria em Pernambuco. Entre eles, os médicos Enio Cantarelli e André Dubeux, além dos ex-presidentes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) Sílvio Rodrigues, Ricardo Paiva e Mário Lins. Os nomes dos 40 candidatos – assim como o conteúdo completo da carta-compromisso e notícias sobre a campanha – podem ser encontrados no site da Chapa 1: www.chapa1cremepe.com.br

De acordo com as regras eleitorais, não existe votação para nenhum cargo específico – como presidência, vice e secretarias. Todos os 40 candidatos ao conselho são eleitos e, somente depois de proclamado o resultado, o grupo se reúne para escolher os ocupantes dos cargos da executiva.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Chapa 1 Cremepe - contatos:
Rafaela Pacheco (Coordenação política): 97743460
Sérgio Montenegro Filho (Coordenação de comunicação): 9974 1760

Presidente do CMDR Joel Mariano participou da abertura de capacitações para cisternas de placas.

O Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tabira Joel Mariano participou na última terça-feira, 25 de junho, da abertura de capacitações para cisternas de placas nas comunidades de Campos Novos, Cancão e Riacho de Fora. 82 famílias serão beneficiadas com cisternas. O Presidente do CMDR Joel Mariano em sua fala destacou os investimentos feitos pelo o Governador Eduardo Campos em Tabira e principalmente na Zona Rural. Joel ainda falou da importância das cisternas e disse que as cisternas sendo bem conservadas elas duram muito. Joel falou que vai lutar junto com o ProRural para conseguir cisternas calçadão para as comunidades que faltam. Neste dia, Joel acompanhado do Blogueiro Vagner Leandro, visitou amigos e trocou ideias.



Por Vagner Leandro*

26/06/2013

Grupo faz protesto contra homofobia em show da banda Calypso em PE

Grupo exibiu cartazes durante a apresentação da banda na madrugada desta terça (25) (Foto: Marcello Patriota / Acervo Pessoal)

Um grupo realizou um protesto contra a homofobia durante o show da banda Calypso no município de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, na madrugada desta terça-feira (25). Com cartazes em que se lia "Calypso precisa de cura" e "Feliciano representa Calypso" – em referência ao projeto de lei apelidado de "cura gay" aprovado na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, presidida pelo pastor Marco Feliciano – os manifestantes conseguiram chamar a atenção da vocalista da banda, Joelma. A cantora parou a apresentação para ler as mensagens. Em março último, a artista deu declarações consideradas homofóbicas à revista Época.

Ao fim do show, um dos integrantes do grupo que participou do ato afirmou ter sido vítima de agressão por parte da equipe de segurança. Um dos manifestantes, Antônio José de Lima Filho, 23 anos, registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade nesta terça-feira (25) contra um dos seguranças que o teria empurrado para fora do camarim da banda. "O protesto seguia calmamente, até que no meio do show, ela [Joelma] disse que falaria comigo no camarim ao fim da apresentação. Fui com um rapaz da banda até lá, que perguntou sobre o cartaz e quis tomá-lo da minha mão. Ele ainda queria tomar meu celular, que eu queria usar pra fazer uma gravação", contou Antônio.
Deputado Marcos Feliciano também foi alvo do protesto
(Foto: Marcello Patriota / Acervo Pessoal)

O manifestante ainda acrescentou que foi abordado pelo segurança quando estava a caminho no camarim. "Não deixei que pegassem o meu cartaz, e foi aí que o prefeito [Romério Guimarães] segurou a minha mão e me conteve para pegarem meu cartaz. Me colocaram para fora feito um bicho, me chutando. Levei um murro na cabeça", relatou.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Calypso confirmou que Antônio José foi chamado ao camarim por Joelma, mas nega que as agressões denunciadas por ele foram praticadas pela equipe da banda. Segundo a assessoria, o rapaz teria feito confusão com seguranças do show, que seriam contratados pela prefeitura. Ainda ressaltou que o manifestante seria de um grupo político contrário ao partido do prefeito Romério Guimarães (PT).

A assessoria da Prefeitura de São José do Egito também negou que os seguranças do show se envolveram na confusão. Acrescentou que o prefeito não estava no camarim no momento das supostas agressões e que ele não costuma sair acompanhado de seguranças em festas.

Recentemente, a cantora Joelma se envolveu em outra polêmica em Pernambuco. Durante apresentação no São João da Capitá, ela fez um desabafo e falou sobre a vontade de seguir carreira gospel. O comentário gerou um mal-entendido nas redes sociais. Algumas pessoas divulgaram em seus perfis que a artista havia anunciado o fim do grupo. No entanto, o empresário da banda, Fábio Macêdo, explicou que a artista apenas comentou que está com vontade de se dedicar às músicas evangélicas, mas compromissos profissionais têm adiado a realização desse desejo, que deve ser concretizado a partir de 2015.
Cantora Joelma parou apresentação e convidou manifestantes para conversar no camarim (Foto: Marcello Patriota / Acervo Pessoal)

Priscila MirandaDo G1 PE

Tabirense morre vítima de acidente em Lagarto-SE.

Um acidente no último dia 24 na cidade de Lagarto no Sergipe acabou tirando a vida do vendedor de quadro e tabirense, Cícero Ribeiro Soares de 38 anos. Cícero morreu após cair de moto quando seguia de volta para casa no bairro Loiola, segundo informações o mesmo perdeu o controle depois de bater numa rampa para veículos, vindo a bater com a cabeça e falecendo no local. Há suspeitas de que ele estava alcoolizado. O corpo do tabirense sairá de Lagarto amanhã e será sepultado em Tabira.


Fonte Jornal Tabira 

CIOSAC e Serviço de Inteligência prendem acusados de assalto a bancos em Petrolina

Por volta das 20h de ontem(22), policiais militares da CIOSAC encontravam-se na área urbana de Petrolina, ocasião em que receberam informações produzidas pelo Serviço de Inteligência da PMPE, PMBA e PF (NIS/4-5º BPM e 7ª CIPM, e Operação Malhas da Lei/Petrolina e CPAC/BA), as quais davam contam da presença de dois elementos na área do Núcleo 7/PSNC, zona rural de Petrolina, os quais faziam parte da quadrilha que teria realizado o assalto ao Banco do Brasil dacidade de Afrânio-PE, Bradesco da cidade de Santa Cruz da Venerada-Pe, banco de Simões-PI, de Mauriti-CE e de Princesa Isabel-PB. Imediatamente a equipe CIOSAC deslocou-se ao N-7 PSNC, onde realizou as prisões de Roque Alves Gondim, 32 anos e natural de Salgueiro-Pe e de Antonio Vieira da Silva, vulgo "Antonio Quexinho", 25 anos e natural de Cabrobó-Pe. Na ocasião Roque Alves Gondim se apresentou com documentos falsos em nome de Marcos Aurélio Herculano, porém foi constatada a falsidade documental e a existência de dois Mandados de Prisão expedidos em seu desfavor, sendo um na comarca de Belém do São Francisco e outro na 17ª Vara Federal da Comarca de Petrolina. No momento da abordagem a Antonio Vieira da silva encontrava-se de posse de um veículo VW Amarok placa NZL0812/Salvador-BA, cor prata, sendo então realizada averiguação com o apoio da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal/Petrolina, constatando-se que o mencionado veículo encontrava-se com placa e documentação "frias" e que tal veículo havia sido tomado de assalto na Cidade de Petrolina no mês de maio do corrente. Todos foram conduzidos à 1ª DPC-Petrolina, onde foram entregues.


                                                                                Roque Alves Gondim

Fonte: Marcelo Patriota

Por uma nova política energética

Por Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Os especialistas da área energética do governo federal, inclusive a mais “famosa” e que ocupa o principal cargo público da nação, têm demonstrado o quanto suas decisões estão na contramão da história.

O Brasil, elogiado até então por contar na sua matriz elétrica com mais de 80% de sua geração com fontes renováveis de energia, em particular as hidroelétricas, não tem levado em conta a nova realidade do papel mundial das fontes renováveis de energia. Indo mesmo na direção contrária, conforme atestam os dados produzidos pelo próprio governo, e de decisões tomadas. Segundo o último inventário de emissões de gases de efeito estufa 2005-2010, lançado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); houve no setor de energia uma alta das emissões no período, de 21,4%.

A maior feira do mundo de produtos orgânicos.


Tabira-PE representada pela COODAPIS já se encontram em São Paulo, vocês Tabirenses que moram em São Paulo não percam a oportunidade de adquirir os produtos da COODAPIS, mel orgânico, geleia de umbu, mel composto, extrato de própolis, sachê de mel composto. É uma vitrine que todos gostariam de apreciar, e a COODAPIS marca presença. A feira começa nesta quinta, dia 27 e vai até domingo, dia 30 de junho de 2013.