24/08/2013

Primeira leva de médicos cubanos chega a Recife em clima de festa

Vinte estudantes receberam trinta cubanos trazidos pelo programa Mais Médicos cantando Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga

RECIFE - Os primeiros 30 médicos cubanos a desembarcarem na tarde de hoje no Aeroporto de Guararapes, no Recife, foram recebidos com faixas e gritos de boas vindas por 20 integrantes da União da Juventude Socialista (UJS) e da União de Estudantes Metropolitanos Secundaristas (Ubes).

Vestidos com jalecos e carregando as bandeiras do Brasil e de Cuba, durante a entrevista, eles disseram felizes com a recepção e afirmaram que querem colaborar pelo benefício da população mais pobre. Distribuíram sorrisos no aeroporto e tremularam as bandeiras de Brasil e de Cuba. "A motivação de nossa vinda é a solidariedade. Somos médicos por vocação. Não nos interessa um salário, fazemos por amor", afirmou o médico Nelson Rodrigues, em resposta aos questionamentos dos repórteres sobre o baixo salário.

Na chegada, os jovens brasileiros recepcionaram o grupo cantando a música Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, com modificações na letra. "O abre alas que os cubanos vão passar/ É mais saúde para a população/ Sejam bem-vindos e tenham a nossa gratidão.

Faziam parte do grupo cerca de 200 médicos, que vieram em voo fretado da empresa aérea Cubana. Trinta ficaram em Pernambuco e vão se juntar a outros médicos estrangeiros em alojamentos do Exército. Na segunda-feira, começa curso de treinamento de três semanas sobre legislação sanitária e língua portuguesa. Todos têm experiência em trabalhos em outros países, como Haiti, Venezuela, Paquistão, Guatemala e Honduras

FONTE ESTADÃO

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BRECKENFELD EM TABIRA FORAM VISITAR O VALE DO CATIMBAU EM BUIQUE

No dia 23 de agosto de 2013 os alunos que estudam o 3º ensino médio da Escola Carlota junto com a organização das Professoras Anecí Morais, Lívia Lima, Debora Marinho e Regina Coeli foram visitar o vale do catimbau localizado em Buíque onde continha belezas naturais da caatinga no agreste nordestino como as pinturas rupestres feitas por seres humanos pré-histórico, varias espécies de plantas e as mais belas paisagens do vale do catimbau como as montanhas de arenito.

Acompanhados por três guias do vale que explicaram detalhadamente os lugares e significados de plantas e também tirando todas as duvidas dos alunos.

Os guias foram parabenizados por todos os professores pelo seu ótimo trabalho.

Fonte : Talita Brás












ASSASSINOS DE SÃO JOSÉ DO EGITO EXECUTAM IDOSO EM IGARACY-PB


O aposentado Edgar Ramos de Sousa, de 64 anos, estava em um orelhão quando foi alvejado por quatro tiros de revólver por dois homens em uma moto. O crime foi no começo desta noite, 23, na Rua Bernardino Lopes Brasileiro, centro de Igaracy. O idoso ainda chegou a receber atendimento do SAMU, mas não resistiu.O aposentado, que morava sozinho na Rua Nova, é de São José de Caiana, e passou a residir em Igaracy depois que se separou da esposa.


Após os disparos, a dupla fugiu pela estrada que liga Igaracy a Itaporanga, mas, nas proximidades do sítio Mamuda, foi interceptada por uma guarnição da Polícia Militar sob o comando do sargento Sales, que estava acompanhado pelo cabo Hélder e os soldados Freire e Gutierrez. Foram presos os pernambucanos Erivelton Guimarães Coelho, de 27 anos, e Joelson Vagner.

Durante a abordagem policial, ele ainda tentaram se livrar da arma, que foi encontrada nas proximidades da via. Os dois são da cidade pernambucana de São José do Egito e um deles confessou o crime aos policiais militares. Com a dupla, foram apreendidos pouco mais de 1.800 reais, um celular e o documento da moto, que é da Bahia.
Conforme Erivelton, que revelou ter sido o condutor da motocicleta durante a execução do crime, eles receberiam 1.800 reais pela morte do aposentado. Nas meias de Vagner, apontado pelo próprio comparsa como o autor dos disparos, os policias militares encontraram as cápsulas deflagradas, mas ele se negou a revelar quem foi o mandante do assassinato alegando que uma filha sua está sob ameaça de morte.

Depois de presos, os homens foram encaminhados à delegacia de Itaporanga e, seguida, para Piancó, onde foi lavrado o flagrante. Depois do trabalho pericial, o corpo foi encaminhado para exame cadavérico em Patos.
PedraBrancaNews POR CAUÊ RODRIGUES

BLOG NÃO CITOU DINHEIRO PÚBLICO EM CALÇAMENTO NO SITIO DO PREFEITO, DIZ RESPONSÁVEL


Responsável pelo Blog Jornal de Tabira, Ítalo Renam falou ontem pela 1ª vez a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, depois que Prefeito Sebastião Dias (PTB) concedeu entrevista a Rádio Pajeu prometendo acionar o informativo na justiça por ter publicado que ao invés de construir calçamentos na cidade como as demais gestões da região estão fazendo em suas cidades, estaria pavimentando o seu sítio às margens da PE 402 entre Tabira e Água Branca (PB).

Ítalo disse que em nenhum momento citou que o calçamento estaria sendo construído com recurso publico. “Se o prefeito acha que o melhor caminho é a justiça, tudo bem. Pra tudo tem a 1ª vez”, disse o responsável pelo Blog.

Acusou ou não acusou ? A intenção do texto do blog tem gerado controvérsias. Quem defende os questionamentos de Sebastião Dias afirma que, mesmo não citando que a obra do gestor é com recursos do governo, o texto mistura o tema com ações públicas em outras cidades e causa confusão na cabeça do leitor, induzindo a entender isso. Quem questiona, afirma que Sebastião "Dincou" sem necessidade. O blog de fato não apresentou nenhuma foto do calçamento da casa do prefeito na nota.

Por Nill Júnior

Oito carros pipa não são suficientes para o abastecimento da zona rural de Tabira, diz Secretário

Falando sobre abastecimento de água na zona rural de Tabira, o Secretário de Agricultura, Beto Santos, disse que atualmente 06 carros são bancados pelo Exército e mais 02 pela Prefeitura.

Durante entrevista a Rádio Cidade FM, o Secretário disse que o município necessita de mais 03 carros o que passaria dos atuais 125 pontos para 145 localidades. Ele ainda falou que a Prefeitura Tabirense está concluindo a distribuição de 13 mil toneladas de milho conquistadas junto a Conab com 32 criadores cadastrados.

Sobre o Garantia Safra, Beto disse que em setembro acontece o pagamento da 1ª parcela do programa referente ao período 2012/2013. No dia 1º de setembro o governo Sebastião Dias quitará a última parcela de sua contra-partida com o Governo Federal pagando 7.950,00.

Fonte Tabira Hoje

Parabéns para Beta Pires por mais uma data especial!


Escola Dom Bosco realiza aula passeio para o Espaço Ciências em Recife - PE