09/11/2013

Prefeitura de Tabira anuncia estações de tratamento de esgoto construídas há mais de um ano como se fosse obra nova

Chegou aos meios de comunicação (Rádios e Blogs) da região ontem a nota da Prefeitura de Tabira informando que a Secretaria de Obras estaria colocando estações de tratamento de água da rede de saneamento em diversos bairros da cidade. A nota deu como concluída as estações dos bairros Vitorino Gomes, Fátima e Espírito Santo e que mais três seriam construídas. Cita inclusive a dependência da Codevaf para a Secretária de Obras encerrar os 5% restantes. Em Tabira até as pedras sabem que a obra de saneamento global da cidade iniciada ainda no governo Dinca está paralisada há mais de um ano. As estações de tratamento citadas pela nota, também foram co nstruídas a mais de um ano, sendo que apenas uma está pronta e as outras inacabadas.

Incubadora do Pajeú oferece quatro vagas para projetos inovadores

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Incubadora Tecnológica do Pajeú, lançou o edital para o processo de seleção de projetos para incubação em Serra Talhada, no Sertão. O objetivo do instituto é apoiar empreendedores no desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores. São oferecidas quatro vagas.
 


Os projetos deverão ser apresentados conforme modelo eletrônico encontrado no site do Itep. As propostas devem ser enviadas até 30 de dezembro. Os inscritos farão uma apresentação oral dos projetos no dia 10 de janeiro do ano que vem.

As áreas de atuação são para Tecnologias Ambientais; Tecnologias na área de Saúde (Bioengenharia, Engenharia Médica); Engenharia de Alimentos/resíduos de agrotóxicos; Energias alternativas; Eletroeletrônica; Mecatrônica; Design, prototipagem, modelagem; Metal-Mecânica; Engenharia Civil; Tecnologias da Informação e Comunicação; e Produtos/processos nas áreas de interesse dos novos empreendimentos em instalação em PE.

Dúvidas dos futuros empreendedores poderão ser esclarecidas durante a Oficina de Plano de Negócios a ser realizada no dia 18 de dezembro, às 19h, no auditório do Centro Tecnológico do Pajeú. Nesta ocasião, serão apresentados cases de sucesso e tiradas dúvidas dos interessados em concorrer às vagas.

Serviço
Processo de seleção de projetos para incubação
Propostas até o dia 30 de dezembro
Centro Tecnológica do Pajeú
Av. Custódio Conrado, nº 600, AABB, Serra Talhada
Para mais informações (81) 3701-1101

Do G1 Caruaru

JUDOCA TABIRENSE CONQUISTA 3º LUGAR NO BRASILEIRÃO EM FORTALEZA


A professora Socorro Ramalho, nossa judoca Tabirense competiu neste sábado 09/11 em Fortaleza, no campeonato Brasileira de judô, e conquistou o 3º lugar, sua aluna Ana Carolaine da escola estadual Arnaldo Alves Cavalcante também conquistou o 3º lugar.
Parabéns atletas por mais esta conquista

COLISEUM LEILÕES VAI INSTALAR SEDE EM SERRA TALHADA

Empresa tem como destaque grande área às marges da BR 232 com inúmeros carros para leilão. Chegará agora ao Sertão

Nesta sexta-feira (8), José Alberto Venceslau, proprietário da Coliseum Guarda e Leilões de Bens, empresa com 15 anos no mercado e que vai se instalar na capital do xaxado se reuniu com o prefeito Luciano Duque, para tratar da chegada da empresa.

A Coliseum instalará em Serra Talhada uma “central de Leilões” de veículos que vai abranger toda região, de Belo Jardim a Petrolina. Segundo José Alberto, diversas outras cidades estavam pleiteando a instalação da sua empresa, entre elas a própria cidade de Petrolina. “Fui recomendado pelo senador Humberto Costa a procurar o prefeito Luciano Duque e se instalar aqui, garantiu ele que a cidade tem grande perspectivas, e acredito nisso, se não, não teria vindo.” Disse Alberto.

De acordo com ele, a Coliseum vai se instalar numa área de 50 mil metros quadrados que fica localizada na PE 320, estrada que liga Serra Talhada a Calumbi. Os planos da Empresa é que até meados de 2014 já esteja com toda área construída e em pleno funcionamento.

AFOGADOS: Povoado da Varzinha ganha poço para não precisar mais de água da Compesa

Com o colapso da Barragem de Brotas e as dificuldades da Compesa para abastecer as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira o Povoado da Varzinha está sendo socorrido por carros pipa. Diante da crise o Governo José Patriota perfurou um poço com vazão de 6 mil litros/h com água de excelente qualidade. A água será canalizada para a casa dos moradores liberando o total atendimento feito pela Compesa. No Bairro São Cristóvão, a Prefeitura já recuperou um poço, com vazão de 10 mil litros por hora, que estava desativado há seis anos e que já está iniciando o atendimento à população.
Foto: Créditos de Jhonata Freitas.

 POR CAUÊ RODRIGUES

Celpe faz proposta considerada impagável pela Prefeitura de Tabira.

Dirigentes regionais da Celpe e representantes do Governo Sebastião Dias se encontraram ontem para tratar do pagamento de quase 800 mil reais que a Prefeitura tem com a companhia de energia. A pedida assustou os tabirenses. 240 mil reais na próxima 2ª feira como entrada e mais seis parcelas de 90 mil, foi a pedida da Celpe. Representantes da Prefeitura se dispuseram a pagar o debito em 24 parcelas iguais. O acordo não saiu. A pedida da Celpe foi considerada fora da realidade.

Por Anchieta Santos.
Jornal Tabira

PATRIOTA PEDIU...



PATRIOTA PEDIU E COPA DO INTERIOR TERÁ ÁRBITROS DA FPF


Até o último Domingo, a arbitragem da Copa do Interior era praticada por juízes pertencentes aos quadros das ligas desportivas dos municípios próximos ao local do jogo. Mas só até o último domingo. Atendendo ofício do Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, a Federação Pernambucana de Futebol vai designar árbitros mais experientes, dos quadros da Federação, para apitar os jogos finais da Copa do Interior.

O ofício foi encaminhado à FPF pelo Prefeito Patriota após a desastrosa arbitragem de Tiago Nascimento, durante jogo entre os selecionados de Afogados e Sertânia, quando vencemos por 2 x 1. 

Para ter um exemplo, no último sábado, no jogo entre Lajedo x Arcoverde, os bandeiras eram para ser da cidade Caruaru. Os mesmos não compareceram ao campo de jogo e coube à liga de Lajedo, jogando em sua própria casa, indicar os assistentes. Resultado, vitória de Lajedo por 4 x 0, com diversos gols questionados por impedimentos não marcados.

O presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Erich Bandeira, confirmou ao Presidente da Liga de Afogados Charles Cristhian o recebimento do oficio do Prefeito Patriota e que o trio de arbitragem para os próximos jogos da seleção Afogadense será  integrado por árbitros da Federação Pernambucana, tendo os mesmos já apitado, inclusive, jogos do Campeonato Pernambuco da Série A.
A Seleção Afogadense enfrenta neste sábado (09), foram de casa, a partir das 20 horas, a seleção de Lajedo. Afogados joga  por dois resultados iguais para passar a grande final da Copa do Interior. O ofício segue anexo.

(Fonte: ASSCOM)

PM flagra desvio de água no Sertão de PE para irrigar pés de maconha


Plantações de maconha eram irrigadas com água que deveria atender a moradores do Sertão (Foto: Reprodução / TV Globo)

Operação conjunta da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Polícia Militar identificou 28 pontos de desvios de água da Adutora do Sertão, que abastece cinco cidades da região: Salgueiro, Verdejante, Serrita, Terra Nova e parte de Cabrobó. O furto vem prejudicando o fornecimento de água para 120 mil habitantes desses municípios. Com a ajuda de um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) e de um GPS, técnicos da companhia acharam as ligações clandestinas, usadas para irrigar roças em terrenos privados e até plantações de maconha. Agora, por terra, os policiais estão destruindo a rede irregular e realizando buscas para encontrar suspeitos do crime.

A operação, que começou na última segunda (4), deve se estender até a próxima quinta-feira (14). “Sentimos queda de vazão nas estações de tratamento da adutora de 220 quilômetros de extensão, que tira água do Rio São Francisco. Por isso, pedimos ajuda da polícia para tentar encontrar essas ligações clandestinas a partir de um sobrevoo de helicóptero. Os desvios estavam diminuindo a oferta de água para famílias da região”, contou o gerente da Compesa no Sertão Central, Januário de Carvalho.

Rainha e Rei Momo do carnaval 2014 do Rio são eleitos

Corte foi definida na noite de sexta (8) na Cidade do Samba (Foto: Fernando Maia/Divulgação/Riotur)

Letícia Martins foi a grande vencedora da noite
(Foto: Fernando Maia/Divulgação/Riotur)

A Rainha do Carnaval 2014 do Rio foi eleita nesta sexta-feita (8) na Cidade do Samba. Oito candidatas concorreram ao posto mais alto. A vencedora Leticia Martins recebeu um prêmio de R$ 20 mil. A 1ª e 2 ª princesas, que também compõem a corte, receberam um prêmio de R$ 15 mil. São elas Clara Cristina e Graciele de Souza, respectivamente.

Já o prêmio de Rei Momo ficou com Wilson Dias da Costa, desbancando Milton Rodrigues — que concorria para manter o prêmio pelo 6º ano consecutivo.

A corte foi escolhida por oito jurados, entre eles Selminha Sorriso e o ator Nando Cunha. A festa teve ainda o show de pagode do grupo Imaginasamba antes dos vencedores serem anunciados.

O concurso tem uma série de exigências. As candidatas devem ter entre 18 e 35 anos, altura mínima de 1,65m, morar no município do Rio há pelo menos dois anos e ter completado o primeiro grau escolar.

CAMPOS E MARINA REÚNEM "TIME DE ESTRELAS"


Dupla prepara para o dia 23 de novembro evento para engajar ao projeto de 2014 artistas como o ator Marcos Palmeira, o documentarista Silvio Tendler e a atriz Maitê Proença; PSB também pretende lançar a ex-corregedora do CNJ Eliana Calmon ao Senado

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) quer usar a popularidade da aliada Marina Silva para reunir um time de estrelas ao seu projeto de 2014.

Segundo a Folha, a dupla prepara para o dia 23 de novembro evento para engajar músicos, artistas e escritores, como o ator Marcos Palmeira, recém-filiado ao PSB e cotado para disputar o governo do Rio; o documentarista Silvio Tendler; o cineasta Guel Arraes, parente de Campos; e a atriz Maitê Proença.

A dupla também negocia o lançamento ao Senado da ex-corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon, se ficou conhecida pela caça aos “bandidos de toga”.

Ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Calmon pode por lei se filiar até o início de abril a algum partido político para disputar as eleições de 2014.

247 –PE

PLANTÃO POLICIAL

Posto de combustíveis é assaltado em Tabira

Por volta das 15h desta sexta-feira, 08, a Polícia Militar foi acionada pela 2ª Companhia informando que havia acontecido um assalto no Posto de Combustíveis Alves localizado na Rua Joaquim Nabuco no Povoado de Brejinho.

Com a chegada dos policiais, a vítima Adriana Maria Ferreira Nogueira, 26 anos, frentista, informou que dois elementos se aproximaram em uma motocicleta, usando capacetes com viseiras pretas, quando um deles desembarcou e anunciou o assalto enquanto o outro levantou a camisa e mostrou uma arma de fogo.

Os meliantes levaram a quantia de R$ 300,00 (Trezentos reais) e tomaram destino ignorado. A polícia realizou diligências, mas não conseguiu localizar os acusados. A ocorrência foi registrada na delegacia de Tabira.

Oficial da Marinha encontra munição de fuzil em frente à sua casa em Tabira

O Oficial da Marinha Mercadante Paulo da Silva Bacildo, 47 anos, morador da Rua Valdeci Leite Soares, no centro de Tabira, chamou uma guarnição da Polícia Militar para entregar 3 munições de fuzil 7,62 intactas, que foram encontradas pelo mesmo ao lado da calçada de sua casa debaixo de uma pedra embrulhadas em um saco plástico. Os projéteis foram apresentados pela PM na delegacia de Tabira.

(Radar do Sertão)

08/11/2013

SECRETÁRIO DIVULGA ASPECTOS DA SITUAÇÃO CAÓTICA DE TABIRA.

Por Dedé Rodrigues.

O Secretário de Administração de Tabira Flávio Marques na entrevista que concedeu a Anchieta Santos no Programa cidade Alerta, em 07 \11\2013, quantificou as demissões que deverão ocorrer em Tabira, apoiou a dedetização dos cupins, defendeu também a obra que está sendo feita pela prefeitura em frente ao Sindicato, e ainda, falou da provável coletiva a Imprensa que o prefeito Sebastião Dias deve conceder em breve para detalhar a real situação da Prefeitura Municipal de Tabira.

Sobre as demissões o Secretário disse que serão 140 contratos rescindidos para que a Prefeitura adeque a folha as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, com essas demissões, o gasto com a folha deve ficar abaixo da exigência legal. O pessoal da educação não vai ser demitido.

Quanto à dedetização dos cupins que o ex-prefeito Dinca Brandino questionou se ele achava justo gastar 78 mil reais com esse serviço, ele contra atacou comparando os gastos com gasolina entre os dois governos, mas defendeu a dedetização alegando a questão legal por intermédio de licitações.

Em relação à obra em frente ao Sindicato, aliás, muito questionada por Anchieta Santos que a chamou de “muro de arrimo”, ele disse que obra teve a aprovação dos engenheiros da Prefeitura e a justificou pela necessidade de passar carretas naquele local.

ELEIÇÃO: PT UMA OUTRA TABIRA É POSSÍVEL

A chapa ligada Carlos Veras perdeu o prazo para a regularização das anuidades dos filiados que foi até o dia 30 de agosto, para que pudesse votar e ser votado no PED - Processo de Eleição Direta.
mesmo assim eles inscreveram a chapa, mas foi impugnada pela Comissão de Organização Eleitoral - COE.
Então teoricamente somente a minha chapa que está regular é quem vai disputar a eleição no município de Tabira domingo, dia 10/11/2013 na Câmara de Vereadores, das 9h as 17h.
Quando há eleição entre chapas, mesmo a chapa sendo perdedora, tem o direito de compor 40% dos cargos dos diretório e executiva municipal, e por ter perdido o prazo para as regularizações, e não poder disputar a eleição, então, acaso fosse cumprido a risca o regulamento do PED, o grupo ligado a Carlos Veras não teria direito nem de compor no diretório e executiva municipal, os 40% de pessoas distribuídas nos respectivos cargos de dirigentes.

"Não quero ser presidente de uma só tendência ligada ao Partido dos Trabalhadores, minha missão como presidente do PT de Tabira, vai mais além, pois existe um caminho que deve ser refeito, tanto no município, para trazer a velha guarda para a discussão interna na condução da política, como também, para mostrar para o PT do Estado, que é possível a união das tendencias da CNB e Mensagem ao Partido e promover unificar o PT em torno de um projeto político maior, que é a reeleição da Presidenta Dilma, diante da Candidatura de governador de pernambuco, uma eleição muito difícil, principalmente pela fragilidade política porque passa o PT em nosso estado."

Tive uma conversa animadora com o Valoroso Colega Vereador Aristóteles Monteiro, e ele garantiu que irá compor, na minha chapa com seu grupo, e apoiar a minha candidatura, e depois rediscutirmos os rumos do PT em Tabira, no pajeú, no estado, e no Brasil.

Em fim, a fumaça branca vem devolver a esperança dos PTistas de Tabira, para voltar a ser protagonista do projeto político da sociedade brasileira!

Diz Tote Marques

(Nêgo de Ana) 

SECRETÁRIO DE JUVENTUDE DE TABIRA DÁ PALESTRAS NAS ESCOLAS PEDRO PIRES FERREIRA E ANDREA PIRES, SOBRE CULTURA PERNAMBUCANA – CANTORIA DE VIOLA.

O Secretário de Juventude de Tabira, o Poeta Repentista Zé Carlos do Pajeú, atende convites das professoras Dulcineide e Daniela e dá palestras sobre Cultura Pernambucana, nas Escolas Pedro Pires e Andrea Pires.

A ESCOLA MUNICIPAL ANDREA PIRES DA CIDADE TABIRA REALIZOU O 9º FECAP (FESTIVAL CULTURAL ANDREA PIRES)

A Escola Municipal Andrea Pires, realizou terça-feira dia 05 de novembro o seu 9º Festival Cultural, que este ano apresentou o Tema: “Educação, Cidadania e Paz”. O evento promovido pela referida Escola teve a duração de um dia, com Salas Temáticas, Exposições de Trabalhos e Apresentações Culturais, produzidos e apresentados pelos Alunos. O referido evento atraiu um grande público de estudantes de outras escolas e a população em geral

DILMA ATENDE JORNALISTA AO SABER QUE "É DE PERNAMBUCO"

Presidenta Dilma : foi falar que era de Pernambuco e receber carinho e atenção. Foto : Roberto Stuckert Filho/PR
No evento de Brasília, após a assinatura do decreto de migração do Rádio AM, apesar da correria, ainda deu pra registrar um rápido encontro com a Presidenta Dilma, apesar do tumulto com muitos radiodifusores querendo vê-la enlouquecendo sua segurança . Quando ela já se preparava para subir a rampa interna do Alvorada, pedi uns segundos de atenção.

Foi me apresentar como jornalista de Pernambuco que a Presidenta olhou, parou, chamou o fotógrafo oficial da Presidência e determinou : “claro, uma foto para Pernambuco!” Dá pra dizer que foi muito simpática. Dilma deve cumprir agenda este mês no estado. Costuma dar atenção às emissoras de rádio.

Após o evento, a Abert ofereceu almoço aos radiodifusores do país no Porcão, badalado também em Brasília. Lá, o Presidente da Abert, Daniel Slaviero, fez um agradecimento especial ao Ministro Paulo Bernardo e à esposa, Ministra Gleisi Hoffman, da Casa Civil. Também deu tempo para a delegação pernambucana agradecer aos dois e fazer um registro.

Por Nill Júnior

OPERAÇÃO PRENDE ASSALTANTES DO BANCO DA CIDADE DE GRANITO, SERTÃO DE PERNAMBUCO

Por volta das 03h da madrugada de quarta-feira (06), um grupo armado composto por 08 (oito) elementos explodiu os caixas eletrônicos da agência do Banco Bradesco de Granito, Sertão do Estado, levando valor não informado. Logo após a fuga, o bando se deparou com uma viatura da PM, abandonando o veículo no qual se encontravam, empreendendo fuga a pé pela caatinga.
As buscas continuaram durante todo o dia e, já à noite, a polícia recebeu o informe de que o grupo havia seguido em direção ao distrito do Barro, no município de Parnamirim.
Já na madrugada desta quinta-feira (07), desencadeou-se uma operação envolvendo os efetivos da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga), 7º BPM (Ouricuri) e 8º BPM (Salgueiro), com seus respectivos Núcleos de Inteligência.
Dando continuidade à operação, o efetivo da CIOSAC iniciou incursões na Caatinga, seguindo os rastros dos bandidos, quando por volta das 14h, o efetivo daquela especializada encontrou o grupo homiziado em uma residência, a qual foi prontamente cercada. Ao ser dada voz de prisão, determinado a rendição dos criminosos, os mesmo dispararam contra o efetivo policial, desencadeando uma intensa troca de tiros.

Após o confronto, foram socorridos para o Hospital de Parnamirim, Jorge Luiz Alves Gomes; Flavio Fernandes Nunes (vulgo “Gegê"); Josevandro (vulgo “Salvador”) e Antônio Vieira da Silva (vulgo “Antônio Queixinho”), sendo atestado o óbito dos dois primeiros, tendo o outros dois falecido horas depois.
Foram conduzidos à Delegacia para lavratura do flagrante Edmilson Cavalcante Pereira (vulgo “Galego”); Alan Gomes da Silva; Felipe Bernardes Andrade e Ivanildo Alves da Silva.
Ao final, foi recuperada com o grupo a quantia de mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais), além de um grande arsenal.

POR CAUÊ RODRIGUES

SECRETÁRIO DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE DE TABIRA VISITA O FECAP (FESTIVAL CULTURAL ANDRÉIA PIRES) DA ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉIA PIRES.

O Secretário de Juventude e Meio Ambiente da cidade de Tabira, José Carlos Lima, visitou terça- feira dia 05 de novembro o Festival Cultural da Andréia Pires que este ano foi coroado com o tema: “Educação, Cidadania e Paz”. O referido Secretário teve a oportunidade de visitar todas as salas onde os trabalhos foram apresentados pelos alunos, inclusive a sala que apresentou o Projeto “Água na Escola” que foi proposto pela Secretaria do Meio Ambiente. Por fim, parabenizou a Direção da Escola, Professores e Alunos pelo empenho e a organização do Festival Cultural.







TIMES DE PERNAMBUCO 



Patric evita projeções sobre acesso e pede atenção no duelo contra o Ceará

A cinco rodadas do fim da Série B, o elenco do Sport procura conter a ansiedade em torno do acesso à Série A. Com o Rubro-negro na 3ª posição, com 56 pontos, a ordem é evitar projeções e focar no próximo adversário. Pensamento apoiado pelo lateral-direito Patric, que alertou para os perigos do duelo contra o 

- Particularmente, meu pensamento é apenas no jogo contra o Ceará. Estamos decididos a observar jogo a jogo e isso evita ansiedade. Principalmente o próximo jogo, que será uma final de campeonato. Se vencermos, eliminamos um adversário na luta pelo acesso. Por isso, temos que ter cuidado, pois eles vão partir para cima.
(Fonte: globoesporte)


Com saída de zagueiros, Alison terá chance para voltar ao time do Náutico

O Náutico já está matematicamente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro e teoricamente não tem mais o que fazer na Série A. No entanto, ainda restam seis jogos e o time precisará entrar em campo para honrar a história do clube. No próximo domingo, o compromisso é contra o Criciúma, na Arena Pernambuco e o Timbu terá algumas mudanças já que quatro atletas foram dispensados.

- Estou à disposição e nunca deixei de treinar. Me mantive trabalhando sempre e quero ajudar o clube como sempre fiz. Em primeiro lugar está a minha honra e a da minha família. Quando entro em campo penso neles.
(Fonte: globoesporte)


Adversário do Santa na semi, Luverdense está invicto em casa nesta Série C

Para largar bem na semifinal da Série C e dar um passo importante rumo à decisão, o Santa Cruz vai precisar fazer o que nenhuma outra equipe fez até agora na competição: vencer o Luverdense, fora de casa. Atuando no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, a equipe está invicta, com oito vitórias e três empates. Porém, o bom retrospecto não se resume ao Brasileiro. Em toda a temporada, somando-se os jogos pelo Estadual e a Copa do Brasil, o Luverdense foi derrotado apenas duas vezes, em 24 jogos como mandante. A última pelo Mixto, pela semifinal do Campeonato Matogrossense. Um aproveitamento de 77,7%.

“Esse ano fomos felizes em quebrar alguns tabus e espero que no domingo possamos conseguir derrubar mais um e jogar com mais tranquilidade na partida de volta. Eles estão acostumados a jogar lá, sob um clima muito quente e o campo muito apertado. Além disso, eles possuem uma equipe qualificada, que não conseguiu o acesso por acaso”, lembrou o lateral Tiago Costa.
(Fonte: superesportes)







S.J.EGITO: PREFEITO ROMÉRIO GUIMARÃES-PT APRESENTA UNIFORME PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM 2014

O prefeito Romério Guimarães, a Secretária de Educação Acidália Pessoa e a Adjunta Eliete Campos apresentaram o novo fardamento da Rede Municipal de Ensino para o Fundamental I e o Fundamental II, além do EJAI. A Secretária Acidália Xavier, garantiu que para 2014 o primeiro dia de aula está garantido com novo fardamento, merenda e transporte para os alunos. Já em 2013 todas as escolas municipais tiveram merenda de qualidade, com Nutricionista, fato inédito e raro para os estudantes.
São cerca de 5 mil alunos na Rede Municipal de Ensino


 Por Marcello Patriota 

VAI COMEÇAR AS OBRA DE CONSTRUÇÃO DO IF Sertão

De acordo com técnicos do Governo Federal, a ordem de serviço para início das obras Campus do IFSertão deverá ser dada até o próximo dia 17. O prédio será construído às margens da PE 320, que liga Serra Talhada à Calumbi, num terreno de 62 hectares e deve ficar pronto no prazo de 18 meses.

Na unidade serão ministrados cursos superiores de Engenharia Civil e Licenciatura em Física e ainda cursos de nível técnico de Eletrônica, Logística e Refrigeração.

Serra Talhada recebeu no dia 21 de outubro a visita do Professor Sebastião Rildo (engenheiro do corpo do MEC) e o Professor Carlos Guedes (Membro do Banco de Profissionais da SETEC/MEC), que vieram para informar que o processo licitatório para construção do Campus do IFSertão (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão) em Serra Talhada já foi concluído e, que agora, espera apenas o decurso do prazo recursal.

É uma obra do Governo Federal, orçada em R$ 10 milhões de reais e conta com a parceria do governo municipal que doou o terreno e já se comprometeu em perfurar poço no local para abastecimento de água do Campus.

Na oportunidade os técnicos foram recebidos pelo Secretário de Obras, Cristiano Meneses. O prefeito, Luciano Duque, não pode participar do encontro devido a convalescença cirúrgica, mas já informou que está aguardando o vinda do reitor da unidade, o que deverá está acontecendo nos próximos dias, para que juntos façam o anúncio do inicio das obras.

Por Luiz Carlos Fernandes

COM REPRESENTAÇÃO PERNAMBUCANA, DILMA ASSINA DECRETO DE MIGRAÇÃO DO RÁDIO AM


Essa medida atende a demanda antiga do setor de rádio, principalmente de emissoras do interior, e vai permitir melhoria da qualidade do sinal dessas rádios. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) avalia que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.

Em discurso após a assinatura do decreto, a presidente Dilma Rousseff disse que a migração é importante para permitir também que as rádios hoje na faixa AM possam ser sintonizadas por aparelhos celulares e tablets – esses equipamentos só captam sinal de FM.

“Ao cativar as novas gerações, esse fato [assinatura do decreto] ajudará a firmar o rádio como meio de comunicação que ultrapassa fronteiras etárias, geográficas e sociais”, disse a presidente.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que o decreto prevê que as emissoras AM interessadas na migração vão poder requerê-la a partir de 1º de janeiro de 2014. Em seguida, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai fazer estudos para avaliar a viabilidade da transferência.

“Sabemos que na maioria das localidades é possível fazer a transferência, mas em grades centros pode haver dificuldade”, disse o ministro. Segundo ele, em locais onde não haja espaço disponível, o governo vai usar as frequências dos canais 5 e 6 da TV para atender aos pedidos de migração. Isso, porém, só deve acontecer após a conclusão do processo de digitalização da TV aberta.

Bernardo disse ainda que as rádios têm papel importante para informação da população, principalmente nas pequenas cidades. E que o governo tem interesse em expandir a radiodifusão no país, mas com qualidade, por isso a importância do decreto que permite a migração.