19/04/2014

Maratona Tiradentes acontece segunda (21) em Afogados

As ruas de Afogados da Ingazeira serão palcos, no dia 21 de abril, da 8º Maratona Tiradentes. Dezenas de atletas participarão da disputa na cidade pólo do Pajeú, subdividida em quatro categorias: de 18 a 35 anos, de 35 a 47 anos, de 48 a 50 anos e de 60 em diante. O início da corrida está previsto para às 09h. O percurso será de 5 km, com saída e chegada na Praça Arruda Câmara. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira.

(Por: Itamar França)

Quem vai pagar essa conta? Terra deixada em rua pela prefeitura invade residência e causa prejuízos

Será que é essa a parceria formada entre a Secretaria de Obras e a população? Para que serve o disk obras? Moradores da Rua Felizardo Maciel estão sendo penalizados com a falta de ação e até mesmo com alguma pouca ação, porém de forma desordenada da prefeitura de Tabira. Mais um cidadão tabirense foi vítima de outra ação desastrosa da Secretaria de Obras.

Desta vez um funcionário da secretaria, irresponsavelmente, colocou uma caçamba de terra em frente à garagem de uma residência na Rua Francisco Felizardo Marciel no antigo Bairro de Fátima II, hoje Bairro Dercílio de Brito Galvão. Não bastasse ficar impedido de guardar seu veículo, a água da chuva do dia 17/04/2014 represou e arrastou toda a lama para dentro da residência, causando danos materiais em vários móveis da casa. O proprietário procurou a Delegacia local e fez um Boletim de Ocorrência para que a prefeitura seja responsabilizada por este ato irresponsável.

“O motorista da caçamba não se preocupou em observar que estaria trancando a minha garagem e não me consultou se a usaria naquele dia. Tive que deixar meu carro na rua e minha casa foi invadida por lama e muita água. No mesmo dia procurei o senhor Secretário de Obras pessoalmente para que ele determinasse a retirada do material, mas ele simplesmente sumiu. Liguei para os telefones de Mario Amaral e de Guri, funcionários da Secretaria de Obras, mas os telefones só chamavam e não atendiam. Agora vou acionar a justiça para que responsabilize os culpados, pois móveis foram estragados”, Desabafou o proprietário da residência, Tiago Lucena.

O morador da Rua Felizardo Maciel, Tiago Lucena, ainda relatou à redação do Blog Radar do Sertão, que moradores dessa rua há muito vêm sofrendo com a Secretaria de Obras. Ainda segundo ele, existem verdadeiras crateras devido às chuvas e muitos já não conseguem guardar seus carros. “Recentemente a Secretaria de Obras usou suas máquinas para abrir uma rua onde mora o Secretário Mario Amaral, mas estranhamente deixou de consertar as crateras da Rua Francisco Felizardo Marciel, principalmente no trecho onde fica a casa da ex-Secretária de Saúde Geneyca Brito e seu esposo Dr. Alan, hoje adversários políticos da atual gestão. Os moradores cobram providências e pedem para que a guerra dos grupos Políticos de Tabira não afete o restante da população”, disse Tiago.


(Radar do Sertão)

ESTE DOMINGO: 2ª TRILHA DE MOTO PAJEÚ RADICAL NA CAATINGUEIRA

Narrador Luciano do Valle morre após passar mal em Uberlândia


O narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos, morreu na tarde deste sábado (19) emUberlândia, depois de passar mal e ser internado em um hospital particular da cidade. Ele saiu de São Paulo (SP) e foi socorrido ainda no aeroporto do município mineiro, pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela Band, emissora para a qual ele prestava serviços.

O narrador chegava a Uberlândia para cobrir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, que acontece neste domingo (20) no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão).

Segundo assessoria da Infraero, Luciano do Valle estava no voo da TAM (3244), de Congonhas-Uberlândia. Ele passou mal ainda no avião, que pousou às 14h30 na cidade. A Infraero disponibilizou um desfibrilador e bombeiros do aeroporto, que o conduziu até o hospital. Um médico cardiologista de Uberlândia, que estava no voo, auxiliou nos primeiros socorros e falou ao G1 sobre o atendimento.

De acordo com assessoria de imprensa do Hospital Santa Genoveva, o narrador deu entrada às 15h10 com parada respiratória e foi direto para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O óbito foi confirmado às 16h15 .

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTE DE TABIRA COMPLETA 10 ANOS

Neste domingo (20) a Associação dos Deficientes de Tabira – ADET, vai empossar a nova presidência.

A solenidade de posse será na seda da ADET vizinho ao larr do idosos às 9:h

Tragédia: irmão mata irmão após bebedeira

Uma tragédia em família marcou a quinta-feira santa na cidade de Serra Branca (PB), na divisa com Pernambuco. Segundo informou a polícia, dois irmãos estavam bebendo em um bairro conhecido como Odonzão, quando teve início uma discussão motivada por ciúmes.

Neste momento, um dos irmãos, Artur Misaelmo Santos da Silva que portava uma faca, desferiu um golpe fatal no pescoço da vítima, Lucimário Santos da Silva que morreu na hora.

Apesar de morarem na Paraíba, os irmãos envolvidos na tragédia são pernambucanos. Eles nasceram em Garanhuns. A polícia acredita que eles fugiram da cidade natal, acusados da prática de homicídio.

(POR CAUÊ RODRIGUES)

PMs recuam de nova greve na Bahia para tentar ajudar a libertar o líder preso

"Vereador bombeiro Marco Prisco (PSDB) foi preso nesta sexta-feira, 18"

SALVADOR- Com os ânimos arrefecidos na Polícia Militar da Bahia, a população de Salvador vive um clima de normalidade nesse sábado de aleluia (19). Isso porque a corporação recuou da decisão de retomar a greve, encerrada na quinta-feira (17), em decorrência da prisão do seu principal líder, o vereador bombeiro Marco Prisco (PSDB), na sexta-feira (18), determinada pela Justiça Federal.

Representantes das seis entidades envolvidas no movimento e o deputado estadual Capitão Tadeu Fernandes (PSB), que assumiu a liderança do movimento após prisão de Prisco, e havia convocado um novo aquartelamento dos militares, passaram essa madrugada reunidos com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça e pré-candidata ao Senado pelo PSB, na Bahia, Eliana Calmon.

Eliana lhes orientou juridicamente, e mostrou que uma nova greve, agora, prejudicaria Prisco, já que ele foi preso preventivamente sob a justificativa da necessidade de manutenção da ordem pública. Com isso, uma nova paralisação ficou descartada.

Lúcio Távora - Agência A Tarde/Estadão

Último espetáculo da Paixão de Cristo será realizado neste sábado

O último espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será realizado neste sábado (19). Até a sexta–feira, cerca de 60 mil pessoas já haviam assistido a encenação realizada no maior teatro a céu aberto do mundo por 50 atores e 500 figurantes. O elenco, formado em sua maioria por atores pernambucanos, tem, este ano, o reforço dos artistas convidados Carol Castro, Oscar Magrini, Fernanda Machado e Carlos Machado. Pelo terceiro ano consecutivo, o pernambucano José Barbosa vem se destacando mais uma vez na interpretação do papel de Jesus.

O portões do teatro abrem às 16h e a peça começa às 18h. Durante o espetáculo, que durapouco mais de duas horas, o realismo que brota nas cenas, da fisionomia e dos trajes dos personagens, faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores. Sob o céu estrelado do Agreste, na companhia de um luar de sonho, típico das noites sertanejas, o público inevitavelmente se confunde com os figurantes. As pessoas passam a ser coadjuvantes das cenas que se desenrolam nos palcos da famosa cidade-teatro. Cada um se sente como se fosse alguém do povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há dois mil anos. Tudo isso faz da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

(Mauro Gomes)

Assaltantes interceptam carro-forte e roubam R$ 2 milhões no Sertão de PE

Carro-forte ficou parcialmente destruído em assalto
no Sertão de PE (Foto: Divulgação / PRF)

Na tarde desta quinta-feira (17), criminosos assaltaram um carro-forte que trafegava pela BR-316, próximo à localidade de Alto do Engenheiro, distante 22 quilômetros do centro de Ouricuri, Sertão pernambucano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi ultrapassado por outro carro com cerca de quatro homens armados.

O carro-forte foi abordado por volta das 14h30. Durante a ação, os dois pneus dianteiros foram estourados e os vigilantes responsáveis pela segurança do carro-forte desembarcaram e conseguiram fugir.

De acordo com o relato dos vigilantes, aconteceram três explosões e os criminosos deixaram o local levando cerca de R$ 2 milhões, além de duas espingardas calibre 12 e um revólver calibre 38. Os seguranças relataram à polícia a suspeita de que, antes da ação, o carro-forte estaria sendo seguido por uma caminhonete, mas eles não têm certeza se o veículo estava mesmo envolvido no assalto.

Segundo informações da Delegacia deParnamirim, uma policial militar que vinha do Recife com a família com destino a Ouricuri passava pelo local e viu a ação dos criminosos. Ela pediu que os familiares deixassem o local e iniciou a abordagem aos assaltantes. Houve troca de tiros, mas a PM saiu ilesa e seguiu para a Delegacia de Parnamirim.

Os homens conseguiram fugir, mas policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta (ROCAM), Polígono da Quixaba, 7º BPM de Ouricuri e da Polícia Rodoviária Federal foram para a caatinga na tentativa de capturar os homens.

A polícia também informou que o motorista e o carro-forte são os mesmos que sofreram uma tentativa de assalto em 12 de março deste ano, próximo ao distrito de Quixaba, que fica a 40 quilômetros de Ouricuri. Na ocasião, o motorista percebeu a ação e fez uma manobra retornando ao posto policial, de onde foi escoltado pela Polícia Militar e pela Polícia Federal até seu destino.

G1 Petrolina

Uma multidão esteve presente na matriz para contemplar a paixão e morte do nosso senhor

Centenas de milhares de pessoas prestigiaram na igreja matriz de Tabira, nessa sexta-feira santa (18), a celebração que lembrou a paixão e morte do nosso senhor Jesus Cristo. Hoje a igreja católica no mundo inteiro faz um silêncio profundo para refletir sobre um Deus que deu o seu filho amado pelos nossos pecados.

Numa celebração carregada de emoção do começo até o fim, os fiéis de Tabira refletiram sobre a morte de Jesus, beijaram a cruz que é o símbolo da vitória sobre a morte e depois saíram em procissão pelas principais ruas da cidade. Confiram as imagens dessa sexta-feira santa em Tabira.


(Radar do Sertão)

17/04/2014

Prefeitura de Itapetim conclui reforma da Farmácia Básica

Melhorar ainda mais os serviços da atenção básica oferecidos a população itapetinense é uma preocupação do governo do prefeito Arquimedes Machado. Para isso, a Prefeitura Municipal investe na reestruturação dos equipamentos de saúde do município, com o objetivo de oferecer maior comodidade para os usuários
Recentemente, a administração municipal concluiu a reforma da Farmácia Básica do município, que agora conta com um espaço moderno para melhor atender a população itapetinense. “Também estamos oferecendo condições dignas de trabalho aos profissionais da área”, conta a secretária de Saúde, Edilene Machado.

Mulher de 32 anos é vítima de estupro em Tabira

A Guarnição Tática da PM foi solicitada no Curral do Gado em Tabira pela Guarda Municipal para atender uma ocorrência de estupro. A vítima F. M., de 32 anos, relatou que durante o percurso do trabalho à sua residência, um homem não identificado a abordou, levando a mesma a força para um matagal, onde consumou o estupro.

A vítima conseguiu fuga e solicitou socorro de uma testemunha que passava no local. O policiamento realizou diligências no intuito de localizar o imputado, porém sem o êxito. O celular da vítima foi localizado, sem a quantia R$ 294,00. A ocorrência ficou a disposição da Depol local para serem tomadas as devidas providências.

(Radar do Sertão)

AGENDAS DE DILMA E CAMPOS COINCIDEM NOVAMENTE


Tanto o presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, quanto a presidente Dilma Rousseff cumpriram agenda no Rio; enquanto Campos participou de uma palestra na Universidade Estácio de Sá, no bairro de Rio Comprido, Dilma esteve na formatura do Pronatec e na entrega de 720 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em São Gonçalo; esta é a segunda vez em menos de uma semana que as agendas registram "coincidências" no campo político

PRF reforça fiscalização nas estradas de PE para feriado da Semana Santa

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai intensificar a fiscalização nas estradas que cortam Pernambuco para o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. A partir da 0h desta quinta (17) até a meia-noite da segunda (21), cerca de 320 patrulheiros vão participar do reforço em 11 rodovias federais, utilizando 55 viaturas.

O foco da Operação Semana Santa será nas BRs 101, 232 e 104. A primeira dá acesso às praias dos litorais norte e sul do estado. As duas últimas servem de rotas para quem vai a Gravatá e Caruaru, dois dos destinos mais procurados nesta época do ano, e ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste.

Agentes da PRF vão contar com a ajuda de radares medidores de velocidade e de etilômetros, que medem o índice de álcool no organismo dos motoristas. Se o aparelho constatar qualquer teor alcoólico a partir de 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões (mg/l), o condutor será autuado. Caso o teor encontrado seja igual ou superior a 0,34, o condutor também será preso por crime de trânsito.

Diocese doa terras ao município para construção de casas para quilombolas

Estiveram reunidos nesta terça-feira (15), no Convento Stella Mares em Triunfo, o Secretário de Desenvolvimento Social de Serra Talhada, Josenildo André, o Secretário de Agricultura, José Pereira e a Diretora Municipal de Igualdade Racial, Elis Lopes com o bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol.

Em pauta, a doação de terras do Patrimônio de Nossa Senhora da Penha para construção de 50 casas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para famílias Quilombolas.

As negociações já vinham acontecendo e o gesto da Diocese é vista pelo Governo de Serra Talhada como uma vitória significativa na luta pela dignidade e na política reparatória para famílias Quilombolas que moram no alto em Luanda (Água Branca)

“Esta foi uma bandeira que foi empunhada pelo Prefeito Luciano Duque, de mudar a realidade de mais de 100 anos de exclusão dos remanescentes de quilombos que vivem no Distrito de Água Branca, e que recebe este gesto magnífico do nosso bispo diocesano”, declarou o secretário Josenildo André Barbosa.

16/04/2014

Armando garante qualificação para agentes de trânsito e guardas municipais‏

Brasília - O senador Armando Monteiro (PTB) incluiu os agentes de trânsito e guardas civis municipais entre os beneficiários da bolsa-formação, concedida pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O parecer relatado por Armando foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em Brasília, nesta quarta-feira (16). A matéria agora segue para apreciação no Plenário do Senado.

Com a medida, o senador amplia e intensifica o alcance do programa e atende a uma demanda antiga destes profissionais. No último mês de fevereiro, Armando entregou a proposta pessoalmente a representantes das categorias, em seu gabinete, em Brasília. Dentre os presentes estava o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis.

Armando argumenta que os trabalhadores destas categorias também são importantes para a segurança pública, pois, durante o exercício do trabalho de fiscalização nas ruas se deparam com diferentes problemas e risco pessoal, como sequestro relâmpago, porte ilegal de armas, veículos roubados, entre outros. “A proposta vem para contribuir com o aperfeiçoamento técnico dos profissionais que atuam nessa área tão problemática da segurança pública do nosso País”, destaca.

Trabalhadores rurais realizam protesto em Carnaíba, no Sertão de PE

Trabalhadores rurais realizaram um protesto em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco. Aproximadamente 700 pessoas participaram da manifestação. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaíba, Risoneide Braz, o motivo é a desapropriação de terras devido à construção de uma mineradora. O ato ocorreu desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16), quando os manifestantes bloquearam a PE-320 ateando fogo a pneus

A comunidade rural de Santa Rosa tem 41 famílias. Estas pedem um local para morar e terras para plantar. “Hoje, nós temos terra e moradia. Para sair de onde estamos, precisamos de uma indenização justa. É necessário começar com um diálogo, mas isso nunca houve", explica a presidente da Associação Pedro Laurentino dos Santos, Risoneide Miguel.
O ex Secretario de Agricultura de Carnaiba Arnaldo Alves e o ex prefeito José Francisco Filho também reforçaram o movimento, mesmo sem cunho politico.

Segundo a diretora de Política para a Juventude Adriana Nascimento, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), antes da mineradora ser construída um protoloco foi assinado. "Os governos municipal, na é´poca o então prefeito Anchieta Patriota e estadual Eduardo Campos, que deixou o governo em 04 de abril, teriam assinado um protocolo de intenções garantindo que os moradores fossem indenizados", diz.

O prefeito de Carnaíba, José Mario Cassiano, (que na verdade não tem culpa alguma) aceitou conversar com uma comissão dos manifestantes para debater as reinvidicações. "Nós tínhamos um prazo de até junho para resolver essa situação. Os moradores se anteciparam. Iremos buscar a melhor maneira de solucionar estas questões. Não queremos que ninguém seja prejudicado", afirmou o pacifico Zé Mário Cassiano. Ainda segundo o prefeito, aproximadamente oito famílias já receberam indenizações.



 (POR CAUÊ RODRIGUES)

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTE DE TABIRA COMPLETA 10 ANOS

Neste domingo (20) a Associação dos Deficientes de Tabira – ADET, vai empossar a nova presidência.

A solenidade de posse será na seda da ADET vizinho ao larr do idosos às 9:h
 

PREFEITURA DISTRIBUI MAIS DE 2.300 QUILOS DE PEIXE COM FAMÍLIAS CARENTES DE ÁGUA BRANCA

A Prefeitura Municipal de Água Branca realizou com sucesso hoje, dia 16 de abril, a distribuição dos produtos do programa Pascoa Feliz. A entrega aconteceu no Ginásio o Marcelão e contou com o trabalho de diversos servidores públicos municipais que recepcionaram as famílias carentes e fizeram a distribuição dos alimentos.

O Programa Pascoa Feliz foi criado pela gestão atual de Água Branca no ano passado e tem como objetivo distribuir durante a Semana Santa pães, leite e peixes com as famílias carentes cadastradas no Bolsa Família. “Este ano atendemos mais de 1800 pessoas. Apesar de quantidade de pessoas a distribuição seguiu tranquila durante toda a manhã” garantiu o secretário de agricultura, Fabiano Batista.




Ao todo foram distribuídos 3.600 pães, cada um com 250 gramas. As famílias carentes também levaram pra casa 1.800 litros de leite e 2.300 quilos de peixes. Uma equipe da secretaria de assistência social ficou encarregada de conferir se o beneficiário era realmente cadastrado no bolsa família e autorizar a entrega dos alimentos. “Ao todo 1.586 pessoas cadastradas no bolsa família receberam os alimentos, mas o número de beneficiários foi bem maior, pois muitos aposentados e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social foram autorizados a receberem os alimentos” disse o Secretário Fabiano.

Para ajudar ainda mais as famílias do município o governo municipal colocou a disposição da população os ônibus escolares para transportar os beneficiários da zona rural. “A população carente não teve nenhum gasto para participar do programa. Isso foi muito bom” disse um dos beneficiários.

(Joel Marks)