26/11/2015

SERTÃO DO PAJEÚ: Trabalho e Exploração Sexual Infantil são tema de campanha da Diaconia


Uma série de atividades culturais e educativas mobiliza, até o fim do mês, crianças e adolescentes, suas famílias e comunidades no Sertão do Pajeú, para a defesa e garantia de direitos e o enfrentamento à violência. A campanha, promovida pela ONG Diaconia com o apoio da agência alemã Pão para o Mundo, foi lançada na noite da última sexta-feira (20) e tem foco no Estatuto da Criança e do Adolescente, com destaque para os temas de Trabalho e Exploração Sexual infanto-juvenil.

Durante o lançamento, cerca de 300 pessoas estiveram na Praça Gonçalo Gomes, no centro da cidade de Tabira, acompanhando as apresentações das crianças declamando poesias sobre os temas. Também prestigiaram o evento: representantes da prefeitura e secretarias municipais, conselheiros tutelares e de Assistência Social, Coordenadoria da Mulher e a rede local de Proteção às Crianças e Adolescentes.

As duas temáticas foram escolhidas por estarem contextualizadas com as principais violações de direitos vivenciadas pelas crianças na região: o trabalho em locais como feiras livres, comércios e construção civil, e a exploração sexual, estimulada pelas realidades de pobreza e abuso sexual no ambiente familiar.

De acordo com a assessora político-pedagógica Mabelle Almeida, a campanha estará nas praças e espaços públicos, com apresentações artísticas e distribuição de materiais educativos (cartazes e literatura de cordel) desenvolvidos em parceria com a Escola Municipal de Baraúnas, em São José do Egito, e o grupo Infância Rimada, de Tabira. Um dos diferenciais da campanha é trazer os temas de forma contextualizada, através de poesias, desenhos e xilogravuras produzidos pelas próprias crianças e adolescentes durante as oficinas promovidas pelo projeto.

Uma das alunas da Escola Baraúnas destacou, em versos, os direitos garantidos para as crianças de viverem sua infância com liberdade, e não submetidas ao trabalho ou à exploração sexual: “Criança é pra brincar, correr, pular, estudar. É preciso se divertir, pra assim poder sonhar, e no futuro permitir seu desejo realizar”, destaca o verso.

Campanha Ser Criança - A oportunidade também será aproveitada para a divulgação da campanha Ser Criança, que levanta recursos para projetos da Diaconia com crianças e adolescentes no Sertão do Pajeú, Oeste Potiguar e Região Metropolitana do Recife. Para saber mais, acesse o site da Diaconia.www.diaconia.org.br.

(Mais Pajeú)

0 comentários: