09/11/2015

VIII FESTA DO MEL - Povoado de Lagoinha - Município de Água Branca - SUA MAIOR NOITE.

Superando todas as expectativas, o Município de Água Branca - PB, mais especificamente no povoado de Lagoinha, foi realizado a VIII FESTA DO MEL - edição 2015, tida como a maior festa do gênero da região da Serra do Teixeira. Sua fama atravessou fronteiras, recebendo visitantes provenientes das cidades de Imaculada, Jurú, Tavares, Princesa Isabel com seus distritos e povoados, e do estado vizinho, Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira  de Pernambuco demonstrando a grandiosidade do evento. Uma noite memorável acontecido na mais absoluta tranquilidade, de muita alegria, de encontros, de confraternização e de muita felicidade. Durante toda a festividade foram ofertados apresentações culturais, corrida do jegue, gincana p crianças, capoeira, apresentações dos poetas da APOAB (Associação dos Poetas de Água Branca), apresentação da "Quadrilha Mulher Macho" de Lagoinha (bastante conhecida na região),  show musical com artistas locais como Lia e Mayra, desfile das "Abelhinhas", desfile da "Garota Mel", fechando com show musical de duas bandas, "Forró pra estourar" e "Dublê de Rico" que abrilhantaram até o raiar do sol.
Fazendo parte integrante do evento, exposição cultural de produtos da terra liderado pela EMATER-PB que trouxe as últimas tecnologias para compor no avanço de nossa agricultura como os blocos para ração animal produzidos pelo próprio agricultor, hidroponia, e diversas outras referências como saída pela escassez de água de nossa região, apresentadas  pelos Extencionistas Rural Robson Lira e Ronaldo Trajano. A Feira da Agricultura Familiar oportunizando os agricultores da região apresentar e comercializar toda sua produção durante a festividade. A AFAMEL trazendo ao conhecimento público os equipamentos que são utilizados na Casa do Mel, como as últimas tecnologias no ramo, a inovadora caixa de produção do mel para abelhas sem ferrão que podem ser instaladas em qualquer ambiente doméstico projetada e desenvolvida por Ednaldo Leandro que estuda novos equipamentos para facilitar a vida do apicultor da nossa região, apresentado com brilhantismo pelo sócio José Paraíba. A exposição de artesanato produzidos pela própria comunidade apresentado pela Orientadora Social da SCFV Zélia Carvalho. A Exposição de Pequenos Animais da região como ovinos e caprinos apresentado pelo membro do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Sustentável Antonio Caldeira.
Tudo isso em meio a praça de alimentação bastante diversificada com barracas de diversos tipos de lanches e bebidas, sendo a maior dos últimos anos, com comerciantes local e de diversas outras regiões.
Os apoios para a realização da festa foram dadas pela Prefeitura Municipal de Água Branca, AFAMEL, EMATER, SEBRAE-PB, Fazenda Fushida,  Comunidade de Lagoinha e Comissão Organizadora da VIII Festa do Mel e demais comerciantes e pessoas que tornaram possível esta magnifica festa.

Observamos a todos os nossos leitores de que novas reportagens serão apresentadas no decorrer das edições, principalmente as fotos que foram muitas e não temos condições técnicas de mostrar em uma única edição. Primeira etapa serão de fotos das apresentações.

Água Branca em Foco encerra esta edição com a visita do nosso ilustríssimo amigo e companheiro José Paraíba da AFAMEL em nossa redação na lagoinha de surpresa, que veio trazer seu depoimento emocionante e  espontâneo sobre a Festa do Mel dizendo que o resultado positivo da festa se deve ao trabalho incessante de toda a equipe, desenvolvido durante todo o ano com  dificuldades e sacrifícios que valeram a pena pelo resultado grandioso da festa. confirma ainda que o Presidente atual da AFAMEL Aldo Moura e sócios mais as equipes da comissão organizadora são responsáveis direto  do que se resultou nesta que é a maior festa do gênero da região. Disse bastante emocionado pelos resultados apresentados e que a responsabilidade se tornam cada vez maior para os próximos eventos. Sensibilizou sobremaneira o modo com que concedeu a entrevista deixando-me também envolvido com a emoção projetada pelo seu modo simples e sincero de transmitir.  
JC
(Água Branca em Foco)

0 comentários: