01/05/2016

Começa a 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa

Neste domingo, 1º de maio, começa a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa que termina no dia 31 de maio. A imunização de todos os bovinos e bubalinos é obrigatória por lei, independente da idade do animal. Na segunda-feira (02), todas as farmácias veterinárias cadastradas já estarão disponibilizando doses da vacina que devem ser adquiridas pelos criadores pernambucanos.
“A expectativa é vacinarmos mais de 1,9 milhões de animais e continuarmos cumprindo a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Agricultura”, explicou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. A maior concentração do rebanho pernambucano está no Agreste Meridional com mais de 500 mil animais.
A Gerente-geral da Adagro, Erivânia Camelo, explica como o criador deve proceder para ter uma vacinação mais eficaz. “Além de imunizar o rebanho, o produtor não deve esquecer-se de declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, pois o inadimplente pagará multa e terá restrições para transitar com seu animal”, pontuou.
A vacina deve ser mantida entre 2º e 8º cg, por isso é recomendado que seja transportada num isopor com gelo, para manter a eficácia da imunização do rebanho. O local da aplicação da vacina deve estar limpo para evitar contaminação e a agulha deve ser trocada ou higienizada a cada dez aplicações. “Também é recomendado que a aplicação ocorra nas horas mais frias do dia”, continuou Erivânia.
Nesta etapa, a Adagro também irá realizar um recadastramento do rebanho suíno do Estado, visto que Pernambuco deverá se tornar área livre da peste suína clássica.
(Cauê Rodrigues)

0 comentários: