25/03/2017

Caminhada em defesa do Rio Pajeú marcou o Dia Mundial da Água em Serra Talhada

Na quarta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, cerca de mil pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas de Serra Talhada até a Pedra do Curtume, no Bairro Várzea, para uma visita ao Rio Pajeú.

A atividade foi promovida pelo Centro de Educação Comunitária Rural- CECOR, juntamente com outros parceiros locais, e faz parte da programação da 5ª Semana da Água – SEMA 2017, realizada pelas entidades que compõem a Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, no território do Sertão do Pajeú.

Para o coordenador do Cecor, Expedito Brito, o evento alcançou seu objetivo. “Não podemos falar da importância da água sem citar o Rio Pajeú, que precisa urgentemente ser preservado. Precisamos recuperar as matas ciliares, parar de jogar lixo e esgoto dentro do rio e não desmatar mais a vegetação nativa. É preciso que haja uma conscientização coletiva, que cada um faça sua parte. E acreditamos que o evento atingiu seu objetivo que foi o da conscientização, principalmente dos estudantes, que vão levar a mensagem para o restante da sociedade”, afirmou.

Além da caminhada, houve plantio simbólico e distribuição de mais de 200 mudas nativas doadas pela Secretaria de Agricultura do município. Participaram da atividade alunos e professores de escolas públicas e privadas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, FETAPE, prefeitura, entre outros. 

(Jornal Tabira)

0 comentários: